17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Comitiva francesa que estuda vocação da maricultura de Florianópolis visita a Epagri

spot_img

Comitiva francesa que estuda vocação da maricultura de Florianópolis visita a Epagri

spot_imgspot_img

A comitiva que chegou a Florianópolis segunda-feira para conhecer a produção da maricultura da Capital esteve nesta quarta-feira, 5, na Epagri para conhecer os projetos para o desenvolvimento da aquicultura em Santa Catarina e a produção catarinense no mercado nacional. O Estado é o primeiro colocado no ranking da atividade de pesca marinha, com 157 mil toneladas por ano. A pesca artesanal responde por 12 mil toneladas.

Na área da maricultura, de acordo com pesquisa realizada em 2013, foram quase 20 mil toneladas de produção de moluscos, sendo 16 mil toneladas de mexilhões e 3 mil toneladas de ostras, 29 toneladas de vieiras e 214 toneladas de camarão. Já com relação a piscicultura, o Estado está em 3º lugar no ranking nacional.

O Gerente do Centro de Aquicultura e Pesca da Epagri, Fabiano Muller Silva também apresentou o modelo de parque aquícola com sinalização que será implantado no estado. Serão 820 áreas com mais de três mil pontos de cultivo de ostra.

Além disso, falou do projeto de mecanização da produção com o objetivo de reduzir o esforço na produção, com sistema de elevação de carga, desagregação e classificação das ostras. Até 2015 será disponibilizado um sistema online para acessar informações sobre as áreas de cultivo em três de tipos de classificação: áreas liberadas para comercialização da ostra in natura, áreas sob condições de consumo como por exemplo, cozido ou depurado, e ainda áreas interditadas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img