14.8 C
fpolis
quinta-feira, agosto 18, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Como saber o que seu filho faz no celular o dia todo

spot_imgspot_img

Como saber o que seu filho faz no celular o dia todo

spot_imgspot_img

Muitas mães e pais estão preocupados hoje com o desenvolvimento dos filhos, não só escolar mas também pessoal. Crianças com depressão após sofrerem bullying são uma realidade no mundo de hoje e o mundo virtual pode ser um dos perigos.

Os xingamentos e a exposição online é uma das formas mais comum de bullying, além da presencial. Ou seja, o que acontece na escola normalmente possui uma extensão no mundo online, o que fragiliza ainda mais as crianças que passam por isso.

Muitos desses jovens são também adolescentes, que já enfrentam uma fase difícil devido aos hormônios e a necessidade de se conhecer melhor e ainda têm que passar por brincadeiras vexatórias na vida escolar e pelas redes sociais.

Outra preocupação dos pais são os pedófilos, que infelizmente possuem a liberdade de fingirem ser o que não são, como por exemplo, fingir que são meninas de 15 anos quando na verdade, quem está atrás do computador são senhores maiores de idade.

Além de tudo isso, ainda há o uso de drogas, bebidas alcóolicas e até mesmo os jogos que se tornaram febre: Os jogos de morte. Esses jogos são feitos com intuito de fazerem que as crianças façam desafios que muitas vezes as levam a morte.

Então, por todas as questões listadas acima é que os pais se tornam cada vez mais protetores e mais atentos ao que os filhos fazem nos celulares, e, junto à esses pais, as empresas de software desenvolvem cada vez mais os aplicativos de controle parental.

Os softwares de controle parental já são conhecidos em todo o mundo e inclusive acatado por muitos pais, que antes de darem os celulares aos filhos já instalam esses aplicativos para poderem monitorar as conversas tidas pelas crianças e também a localização.

Muito deles possuem:

Localizar iphone de outra pessoa

Acesso ao WhatsApp e Facebook Messenger

Acesso ao Snapchat (aplicativo famoso entre os jovens)

Verificação de chamadas

Entre outros

Ou seja, a cada dia que passa esses aplicativos estão mais completos para que as crianças e adolescentes possam ser monitoradas de forma real pelos pais, que agora, além de se preocuparem com a vida social real, também precisam se preocupar com a vida social online dos filhos.

Apesar de todas as possíveis situações que podem acontecer, alguns pais não concordam com o monitoramento parental a partir de softwares já que colocam a intimidade das crianças e dos adolescentes em risco.

É de extrema importância que os pais possuam um diálogo com os (as) filhos (as) para que o monitoramento parental, se aplicado, seja apenas uma forma de acompanhamento e não de invasão total da privacidade.

Claro que cada família decide como responder sobre os jovens porém saber que a fase é normal e de crescimento é importante. A super proteção também pode causar danos as crianças, tanto quanto o bullying.

O ideal seria um meio termo entre a busca desenfreada das mensagens trocadas e compartilhadas pelas crianças e a falta de verificação, assim, até mesmo eles podem se sentir mais seguros, sabendo que os pais possuem uma inteligência emocional para saber distinguir o que é uma fase de criança e adolescência do que é realmente algo importante.

spot_img

Leia mais