17.2 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Comunidade acadêmica da Udesc pode se inscrever em programa de intercâmbio da União Europeia

spot_img

Comunidade acadêmica da Udesc pode se inscrever em programa de intercâmbio da União Europeia

spot_imgspot_img

O programa de cooperação e mobilidade universitária Erasmus Mundus, da União Europeia (UE), está com inscrições abertas de bolsas para alunos e servidores do consórcioIBrasil, formado por nove instituições de ensino superior da Europa e 11 do Brasil. É a primeira vez que a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participa dessa ação de intercâmbio. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

Até 16 de fevereiro, alunos, professores e técnicos da Udesc podem se inscrever no site oficial para as universidades de Babes-Bolyai (Romênia); Castilla-La Mancha (Espanha); Hochschule Darmstadt (Alemanha); Lille (França); Luxemburgo (Luxemburgo); Patras (Grécia); Porto (Portugal); Roma (Itália); e Zilina (Eslováquia).

O auxílio da União Europeia inclui as despesas de deslocamento, seguro e mensalidade em todos os tipos de bolsa oferecidos.

Categorias

As bolsas de graduação, de mil euros mensais, serão distribuídas por um ou dois semestres, para Pedagogia e quatro cursos de Engenharia: Civil, Elétrica, Mecânica e Produção e Sistemas. Para participar, os acadêmicos já devem ter concluído pelo menos um ano de estudos.

No doutorado, que tem vagas em Ciências de Materiais e Engenharia Elétrica, o benefício de 1,5 mil euros valerá por seis ou dez meses para a categoria sanduíche.

Os interessados em pós-doutorado precisam ter obtido o doutorado nos dois últimos anos para concorrer a bolsas de 1,8 mil euros em três opções de Engenharia (Civil, Eletrônica e Mecânica), além de Ciências de Materiais, para um período de seis meses.

Para professores e técnicos que se encaixam na categoria "Equipe Acadêmica e Administrativa", há bolsas de 2,5 mil euros para cursos de capacitação, com duração de um mês.

Mais informações podem ser obtidas no site do IBrasil e com a instituição que coordena o consórcio no País, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), pelo e-mail erasmus@reitoria.unesp.br.

Sobre o programa

Criado em 2004, o Erasmus Mundus promove a excelência da educação superior e da pesquisa dos países europeus e, ao mesmo tempo, reforça os laços acadêmicos com nações de todo o mundo.

O nome do programa homenageia o teólogo e humanista holandês Desiderius Erasmus Rotterdamus (Erasmus de Roterdã), um dos principais pensadores do século 15. A palavra "mundus" vem do latim e significa "mundo", tendo em vista o alcance global do programa da União Europeia.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img