fique por dentro de floripa

- Eventos - Concarh celebra em Florianópolis as novas perspectivas para a gestão de pessoas

14.07.2019

Concarh celebra em Florianópolis as novas perspectivas para a gestão de pessoas

14.07.2019
Concarh celebra em Florianópolis as novas perspectivas para a gestão de pessoas
Foto: Ana Fuccia, Concarh, Divulgação

Congresso catarinense reuniu 1,2 mil pessoas nos dois dias de debates e reflexões, no Centrosul, em Florianópolis

Professor, referência em inovação no Brasil e empreendedor Endeavor, Gustavo Ziller foi ovacionado pelos participantes da 29ª edição do Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas (Concarh), evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Santa Catarina (ABRH-SC) que se encerrou nesta sexta-feira (12), no Centrosul, em Florianópolis, após mais de 30 horas de conteúdo e de 70 palestras voltadas às questões relacionadas aos recursos humanos, o ativo mais valioso das empresas. Durante dois dias de evento, 1,2 mil pessoas - entre congressistas, empresários, gestores de recursos humanos, empresas prestadoras de serviços e palestrantes – e tiveram muitos momentos de interação, reflexão e aprendizado. 

Durante sua apresentação, Ziller falou sobre "Pessoas e Negócios... onde as ‘coisas’ se encontram”, e deixou como mensagem aos empresários, CEOs e heads de RH a necessidade de encontrarem as oportunidades e saber como trabalhá-las. "Costumamos ouvir que precisamos separar a pessoa física da pessoa jurídica - a pessoa quando está em casa é uma e quando está na empresa é outra. Mas este é um caminho para os erros. A nossa pessoa física e a nossa pessoa jurídica não existem sozinhas", diz ele, ressaltando que o que verdadeiramente importa é a maneira como vamos contar as nossas histórias. “Contamos nossas histórias fantasiando como gostaríamos que tivesse sido, mas precisamos perceber que todos temos histórias incríveis para contar e que para isso precisamos botar o coração para fora.”

Experiências e tendências internacionais de RH

A manhã do último dia de Concarh começou com a palestra internacional de Anabela Chastre, palestrante portuguesa que apresentou a metodologia criada por ela e que consiste em ajudar as empresas e pessoas a caminharem para o futuro de forma mais rápida. “Minha metodologia propõe aliar as características das pessoas, suas competências e os métodos para que as pessoas atuem no cargo certo, fazendo o que gostam, trabalhando felizes e evoluindo cada vez mais e mais rapidamente”, diz ela.

Conterrâneo de Anabela, Pedro Ramos, diretor de RH do grupo TAP Air Portugal, marcou presença no painel HR Global Trends, e falou das últimas tendências de gestão de pessoas praticadas na Europa e no Brasil. “O RH deve ter propósito e ser mais ágil. Precisa ser protagonista. E para assumir esse protagonismo, tem de pensar diferente, pensar fora da caixa. Assim, criará uma diversidade cognitiva nas organizações”, reflete.

Relações humanas em vez de recursos humanos

Abrindo a programação da tarde, o empresário e palestrante Pedro Salomão, referência quando o assunto é liderança, novas gerações e felicidade como estratégias para empresas, famílias e sociedade, lembrou que RH trata de gente. Por isso deveria rever os conceitos e trocar de nome: de recursos humanos para relações humanas. “Muito antigamente, os homens utilizavam os músculos para liderar, depois, o QI, a genialidade. Hoje, precisam atuar com o coração e voltar a humanizar as relações. A maior característica de um líder é a capacidade de usar o coração”, reitera, alertando que as pessoas estão deixando de praticar o relacionamento humano.

Ter saúde não é ter ausência de sintomas

Tirando os congressistas da zona de conforto, o neurologista Fabiano Moulin de Moraes falou sobre a neurologia do comportamento e o caminho do equilíbrio. “Nosso maior capital, nossa saúde, é subestimada. Mas o que é saúde mesmo? Ao contrário do que a maioria pensa, a saúde não é a ausência de sintomas. Quando o corpo dá sinais já é tarde. Saúde é um estado de proatividade. É você, a profissão, a família, a alimentação, a atividade física, cognitiva e social em equilíbrio. As pessoas precisam deixar de ser negligentes e assumir a responsabilidade pela própria saúde”, constata.

Case Portobello: espaço para discutir a inovação

O Espaço Inovação do Concarh também abriu espaço para se debater inovação com startups. Por meio de um case trazido pela Portobello, quando a empresa expôs a não existência de um processo de onboarding de novos colaboradores, desenvolveram uma jornada do colaborador. “Simplesmente não tínhamos um processo para receber novos colaboradores da empresa e não conseguíamos avaliar se o que fazíamos era legal para quem estava chegando”, conta Luciano de Liz Barboza, diretor de Gente e Gestão da Portobello.

“Ao começar o trabalho, percebemos que todos se viram com as mesmas dificuldades. O interessante é que não é comum o RH colocar os problemas na mesa. Foi uma experiência muito bonita e enriquecedora, que proporcionou a mudança de mindset na equipe”, ressalta. A Portobello enviou 15 colaboradores no primeiro dia de evento e outros 15 neste último dia de evento. “As grandes lições são: que não se constrói nada sozinho e ‘pergunte para quem pratica’. Essa é a principal disrupção.”

Espaço Pessoas para apresentação de projetos sociais

O Espaço Pessoas do Concarh apresentou projetos sociais às empresas. Uma maneira de se conhecerem e de criarem parcerias e uma rede de apoios. Entre os projetos apresentados estavam o Instituto Fontes, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social; a Associação em Defesa dos Direitos Humanos (ADEH), que acolhe vítimas de violência – especialmente LGBTs e mulheres – em Florianópolis; o Grupo Mulheres do Brasil, que foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade na conquista de melhorias para o País, o projeto Caminho do Afeto, que desenvolve ações voltadas para causas com crianças, idosos e comunidades em situação de vulnerabilidade social e pessoas em situação de rua; o Pernas Solidárias, um projeto de inclusão social de deficientes físicos em corridas de rua criado em Joinville e que se expandiu para outras 12 cidades em todo o Brasil; e os reconhecidos Cidades Invisíveis e Instituto Guga Kuerten.

Concarh inova ao trazer humorologista como mestre de cerimônias

Atração à parte, Maryana Rodrigues, a mestre de cerimônias do Concarh roubou a cena nos dois dias do evento. Empreendedora desde os 16 anos e estudiosa inveterada que na infância sofreu bullying por ser tímida, ela tornou-se atriz e foi a responsável pela criação da House of Feelings, a primeira escola de sentimentos do mundo. Fundadora da Humorlab, ela utiliza a colisão de ideias para divertir e tornar reuniões e eventos mais leves. “Descobri que quando você ri corta a ação do hormônio da ansiedade, e isso só faz bem. E através dos meus estudos constatei que as pessoas mais doentes estão dentro das corporações. Então, como humorologista, a pessoa especialista em humor, trabalho levando humor para estes ambientes mais cinzas. Falo sério sem ser séria e desde então venho quebrando padrões”, ressalta Maryana, que trabalha com consultoria, com palestras e treinamentos, como mestre de cerimônias e roteirização de palestras.           

Lançamento do manifesto Human Power

Durante o Concarh, foi lançado o manifesto Human Power, um convite aos profissionais de RH e CEOs para que se sensibilizem e trabalhem suas relações para permitirem a igualdade dentro das organizações. "O nosso poder de humano é se importar: se importar com o racismo, com a mulher em situação de vulnerabilidade, com o respeito ao LGBT, com o meio ambiente, mesmk que as questões não o afete diretamente. Se afeta o outro, tem de ativar em mim o poder do humano", explica Débora Zambiasi, diretora da Mythos Comunicação, a agência oficial do Concarh e da ABRH-SC, responsável pela idealização da Human Power - Nós somos a energia da mudança.

Pesquisa com os CEOs e heads de RH

Neste último mês de junho, a ABRH-SC fez uma pesquisa com CEOs e heads de RH de 107 empresas de Santa Catarina para identificar as percepções sobre o cenário brasileiro e catarinense e sobre gestão de pessoas - 71% eram heads e os outros 29% CEOs. 

"Essa pesquisa nos permitiu conhecer o que cada um pensa a respeito da gestão de pessoas e sobre o cenário do país. Entre o que se pode destacar, está o grau de confiança para a retomada do crescimento do Brasil após seis meses do governo: 66% dos entrevistados tem uma visão positiva dos próximos meses", considera Goreti Maestri, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-SC, responsável pelo estudo ao lado de Paulo Cesar de Souza Correa. 

Além isso, 36% dos CEOs responderam que farão os investimentos previstos para os próximos 12 meses, enquanto 12% não farão e 8% retrairão os investimentos, entre outras informações relevantes. Agora, o próximo passo é compartilhar a pesquisa com os participantes para que eles possam utilizá-las nas suas organizações. "Nossa intenção é reeditar este estudo todos os anos para que as empresas percebam a evolução", 

Avaliação positiva e pré-inscrições para 2020 já estão abertas

Como já é de costume, antes de encerrar o Concarh 2019, a presidência da ABRH-SC e a diretoria do evento lançaram a pré-inscrição para a 30ª edição do congresso, que ocorrerá em 2020 com descontos especiais para os participantes desta edição. “Estou sem palavras para agradecer por tudo o que aconteceu nestes últimos dois dias. O Concarh foi incrível, bastante elogiado, com muita participação do público e integração com os palestrantes. Estou realmente emocionado por ter sido um evento tão bonito e cheio de conteúdo e inspirações”, ressaltou Édio Bertoldi, diretor coordenador do congresso.

 “O evento foi fantástico e bastante elogiado. O que ouvi nestes dois dias foi que o Concarh estava extremamente organizado, que as palestras eram excelentes, que o público era qualificado, participativo e muito interessado. Os expositores também estão encantados com o evento e praticamente 100% deles já manifestaram interesse em estar na edição número 30”, contou Adriana Machado, presidente da ABRH-SC.

ExpocaRH para networking e geração de negócios

Além de proporcionar momentos de profunda reflexão e de conhecimento, o Concarh também reservou espaço para o networkig e para os negócios. Pelo segundo ano consecutivo no evento, a Solides, que desenvolveu um software de RH completo para a gestão de pessoas e mapeamento comportamental, comemora a participação no congresso. “Estar aqui é uma ótima oportunidade de conhecer empresas e gestores, nossos potenciais clientes. Nossa expectativa é de que nos próximos meses os negócios iniciados aqui sejam concretizados, avalia André Breder, analista de eventos da empresa.

Estreando no evento, o Instituto Cleomir Vaz, que trabalha desenvolvimento comportamental por meio de metodologias de ensino como escape game, jogos de tabuleiro, lego e aventura prepara treinamentos customizados para as necessidades de cada empresa. “Entendemos que 70% do tempo dos nossos treinamentos precisam ser de vivência, 20% de feedbacks, para refletir sobre acertos e erros e outros 10% do tempo para desenvolvimento de programas de desenvolvimento individual”, conta Cleomir Vaz, diretor e master trainer da empresa. Ele avalia a participação do Instituto no Concarh como extremamente positiva, tanto na prospecção quanto no fechamento de contratos.

Alexandre Robson de Souza, diretor administrativo e comercial da TeleWorld Equipamentos & Serviços, conta que a empresa tem 26 anos de mercado e 25 anos de Concarh. Para o evento de 2019, a empresa preparou uma plataforma de medicina preventiva que aproxima os médicos dos funcionários. O aparelho comunica em tempo real o estado de saúde do trabalhador para o setor de medicina ocupacional. Assim, pode-se desenvolver políticas de cuidados com a saúde do colaborador, além de proporcionar ganhamos operacionais, gerenciais e financeiros. “Evento bastante positivo. Fizemos bastante prospecções. Agora temos de fazer o dever de casa e fechar os negócios a partir daqui”, considera Souza.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Mobisul Electric debate os desafios e oportunidades da mobilidade no Brasil e no mundo

16.08.2019

Mobisul Electric debate os desafios e oportunidades da mobilidade no Brasil e no mundo

Para comemorar os 60 anos do icônico MINI, Florianópolis terá um happy hour no estilo 'chá das cinco'

15.08.2019

Para comemorar os 60 anos do icônico MINI, Florianópolis terá um happy hour no estilo 'chá das cinco'

Artigo: Florianópolis para eventos

15.08.2019

Artigo: Florianópolis para eventos

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.