A Prefeitura de Florianópolis e o Sesc (Serviço Social do Comércio) assinam nesta terça-feira, 14, às 14h, no gabinete do prefeito Cesar Souza Jr., o contrato de concessão da Casa de Câmara e Cadeia, local que vai abrigar o Museu da História da Cidade. As informações são da Secretaria
A instituição venceu a licitação com o lance de R$ 9 milhões e a concessão é para os próximos 20 anos. A partir da assinatura do contrato, o Sesc deverá implantar o Museu em até dois anos.
A proposta é transformar a antiga Casa de Câmara e Cadeia num equipamento cultural interativo, dinâmico aglutinador de tecnologias e mídias contemporâneas. Todos os recursos tecnológicos serão gerados em mídias de última geração, contendo as opções em português, espanhol e inglês.
O museu é inspirado em modelos aplicados em destinos turísticos e culturais de referência, como o Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, Museu do Ouro no Peru e Museu das Telecomunicações no Rio de Janeiro.
Restauração será entregue em março de 2016
Desde setembro de 2014, mais de 20 pessoas trabalham no prédio da Casa de Câmara e Cadeia, na praça XV de Novembro, para transformá-lo em um museu de referência para a região.
A restauração tem prazo de conclusão das obras previsto para março de 2016, no mesmo ano que Florianópolis celebra 290 anos. O investimento é de aproximadamente R$ 7 milhões e os serviços deixarão o prédio, de 900 metros quadrados, tão novo como se estivesse sendo inaugurado agora.
Além do restauro da edificação já existente, a obra prevê um anexo de 225 metros quadrados. Lá, haverá um café, um apoio administrativo para o museu, banheiros adaptados e um elevador, tudo para ninguém deixar de visitar o local.