24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Concessionária de Florianópolis é a primeira da América Latina a receber selo LEED Gold

spot_img

Concessionária de Florianópolis é a primeira da América Latina a receber selo LEED Gold

spot_imgspot_img

Dados do World Green Building Council, entidade que reúne organizações de 70 países dedicadas à implementação de práticas mais sustentáveis na construção civil, indicam que as políticas adequadas de eficiência energética no setor poderiam gerar diminuição de gastos anuais que varia entre 280 e 410 bilhões de euros em todo o mundo. As edificações "verdes" também garantem redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. Para ser considerada uma obra efetivamente sustentável, porém, é preciso ir além do discurso.

A Volvo Dimas, na Capital, segue o padrão internacional da Volvo RetailExperience e tornou-se há poucos dias a primeira concessionária da América Latina a ter a certificação LEED Gold. O selo é concedido após a avaliação de uma série de quesitos (espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, qualidade ambiental interna, entre outros). Com a pontuação obtida, a catarinense tornou-se a loja de veículos mais bem classificada na avaliação mundial da LEED.

Na prática, o empreendimento de 1150 metros quadrados tem uma série de diferenciais. Placas de energia fotovoltaica instaladas na parte superior do prédio geram a metade da energia consumida. O piso externo facilita a drenagem da água da chuva, evitando acúmulo e garantindo o escoamento adequado para o solo. A estrutura de captação de água da chuva para reuso foi projetada para garantir redução de 75% na demanda. A iluminação foi automatizada e funciona de acordo com a incidência de luz natural no ambiente. Já o sistema de ar-condicionado tem sensores que garantem a manutenção da temperatura ideal com menor consumo de energia. Dependendo da necessidade, há entrada de ar da rua por um sistema de ventiladores. A estrutura do imóvel inclui ainda sistema de dutos tanto para transporte do óleo novo quanto para o recolhimento adequado de todo o descarte feito durante a realização dos serviços. Isso garante um ambiente limpo e evita o despejo do material no meio ambiente. 

Também o paisagismo foi pensado para garantir eficiência. As espécies de plantas escolhidas são nativas,  adaptadas ao clima local, e exigem menos regas. No dia a dia, haverá estrutura para separação do lixo reciclável, bicicletário e oferta de vagas de estacionamento com tomadas para recargas de carros elétricos.

"O conceito de projetos sustentáveis tende a ganhar cada vez mais espaço no mundo. A preocupação com as questões ambientais tende a tornar mais importantes os empreendimentos que aliam qualidade de vida dos ocupantes do imóvel e benefícios ao meio ambiente", explica Daniel Dimas, CEO da Dimas Construções. 

Com a certificação, a Volvo Dimas passa a ser a primeira loja de automóveis da América Latina e a única concessionária fora dos Estados Unidos a receber o selo Gold. No Brasil, aproximadamente 400 empresas possuem Certificação LEED.

 

 

A certificação

Criada em 1993 pelo United States Green Building Council (USGBC), a Certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – é um sistema internacional de certificação que tem como objetivo promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

De 1994 a 2013, a certificação evoluiu de um padrão para a construção nova para um sistema abrangente de padrões inter-relacionados que abordam todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img