18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Conclusão da obra na Ponte Hercílio Luz é adiada para 2012

spot_img

Conclusão da obra na Ponte Hercílio Luz é adiada para 2012

spot_imgspot_img

Deinfra anuncia que restauração não será concluída este ano, só em 2012

O primeiro elo de ligação da Ilha de Santa Catarina com o Continente fará aniversário amanhã. A expectativa dos florianopolitanos era comemorar a data com a reinauguração da Ponte Hercílio Luz, mas isso não será possível.

Aprevisão do governo do Estado, de devolver ao trânsito da Capital a maior ponte pênsil do Brasil, até este ano, não se concretizou. A expectativa é que a restauração seja concluída daqui a dois anos, quando termina o contrato do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) com o consórcio que venceu a licitação para executar a obra.

– Talvez fique pronta antes, mas o prazo é este – explica o consultor executivo do órgão, Nelson Picanço.

Construída há 84 anos, a Ponte Hercílio Luz foi fechada para o tráfego na década de 1980, depois do rompimento de uma das barras de olhal (as mais altas), e está “em tratamento” desde 2006. De lá para cá, a equipe responsável descobriu que a forma mais segura de recuperar a estrutura não era a que foi planejada no começo dos trabalhos.

Há pelo menos seis meses, passou-se a estudar esta nova metodologia, que será aplicada a partir de julho (veja a arte). Um termo aditivo foi acrescentado ao contrato, autorizando a mudança. A licença ambiental já foi aprovada pela Fatma. Agora, falta encaminhar a permissão da Marinha para que pilares provisórios sejam colocados embaixo da ponte.

Basicamente, a nova forma de executar a obra consiste em colocar quatro pilares de sustentação sob a estrutura antiga e construir uma espécie de ponte provisória embaixo da que já existe. Resumindo, antes, o planejado era fazer a reforma do vão central começando pelas barras de olhal, de cima para baixo. Agora, o contrário: de baixo para cima.

Isto vai permitir mais segurança durante a restauração do vão central. Mas também vai mudar o visual do principal cartão-postal de Florianópolis por cerca de 10 meses – intervalo de tempo previsto entre a colocação e retirada do material.

(Por Bianca Backes, DC, 12/05/2010)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img