fique por dentro de floripa

- Gastronomia - Concurso Comida di Buteco 2019 divulga os vencedores de Florianópolis

07.06.2019

Concurso Comida di Buteco 2019 divulga os vencedores de Florianópolis

07.06.2019
Concurso Comida di Buteco 2019 divulga os vencedores de Florianópolis
Foto: Primeiro lugar ficou com o Sufocos Bar, localizado no Rio Tavares. Crédito: Linda Laranja/Divulgação

A última terça-feira, 4, foi de festa em Florianópolis, no S7 Coworking, durante a premiação do Comida di Buteco 2019. O concurso, que começou em abril, completou duas décadas contando histórias de vidas de pequenos comércios familiares, carinhosamente conhecidos como “butecos”. O concurso teve origem em 2000 na cidade de Belo Horizonte e hoje cobre todo o país,  sendo realizado em 21 cidades e desde 2016 elege também o MELHOR BUTECO DO BRASIL. A Capital é a mais nova no concurso, finalizando agora a 2ª edição em Santa Catarina com 16 participantes.

O primeiro lugar ficou com o Sufocos Bar, localizado no Rio Tavares, com o prato Arancini de Siri; a segunda colocação foi para o Botequim das Flores, em Santo Antônio de Lisboa, e o prato Mini moranga de camarão; e o terceiro lugar do concurso ficou com o Restaurante Moca, de Coqueiros, com o Encontro manezinho. O evento premiou ainda o melhor petisco Perdigão, que também foi o Sufocos Bar, e homenageou o vencedor de 2018, o Tonho Boteco.

Participaram do concurso ainda o Zeca Bar, Toca do Paru, Tonho Boteco, Miltons Bar, Centro Social da Cerveja, Coisas de Maria João, Conversa Fiada, Canto do Trio, Boteco VaiQuemQuer, Canto do Noel, Boteco Caravela, Armazém do Córrego e Bar Becool.

Em todo o Brasil são quase 600 botecos participantes, presentes em 21 cidades das 5 regiões brasileiras. O Comida di Buteco foi criado com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos botecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso mas,  um movimento que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil.

Sua força transformadora

Ele é o primeiro concurso do gênero e desde 2016, se tornou uma Eleição Nacional, com a participação de público e jurados. Durante os 20 anos de Comida di Buteco, o concurso ocorre em 21 cidades de norte a sul do Brasil, 5.163 mil “butecos”, 4.868 milhões de votos, 3.534 milhões de petiscos vendidos, 41.796 mil empregos gerados e 80 milhões de pessoas impactadas.

Sua mecânica

Elege-se o Melhor Buteco da cidade! Na primeira etapa, em cada uma das cidades,  os botecos pré-selecionados apresentam os tira-gostos criados especialmente para a competição, sendo tema livre na edição 2019. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco  leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados (um jurado da sua cidade e dois de outras cidades). Elege-se aí o MELHOR  BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no dia 11 de julho.  

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Salt Meat Bar realiza segunda edição do ‘Dia do Chef’

16.08.2019

Salt Meat Bar realiza segunda edição do ‘Dia do Chef’

Outback inclui três pratos de sucessos no menu fixo

15.08.2019

Outback inclui três pratos de sucessos no menu fixo

Ostradamus de Coqueiros oferece primeira água mineral premium brasileira

15.08.2019

Ostradamus de Coqueiros oferece primeira água mineral premium brasileira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.