fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Confira como vai ser a segunda fase do Plano de Ação da ACATE COVID-19

22.04.2020

Confira como vai ser a segunda fase do Plano de Ação da ACATE COVID-19

22.04.2020
Confira como vai ser a segunda fase do Plano de Ação da ACATE COVID-19
Foto: Divulgação

Desde que a pandemia da COVID-19 chegou a Santa Catarina, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) está mobilizada realizando uma série de medidas em apoio ao setor de tecnologia. Após impactar positivamente mais de 10 mil pessoas desde o dia 23 de março com o Plano de Ação ACATE - COVID-19,  gerando conteúdo e ações para empresas e startups do ecossistema, a entidade inicia uma nova etapa do plano, com quatro iniciativas complementares aos sete eixos de atuação.

Nesta segunda fase, a ACATE realizará ações específicas e individualizadas em benefício das associadas mais impactadas pela crise. Até o momento, foram mapeadas 86 que passam por maiores dificuldades, e que por isso, receberão atenção e atendimento direto. Outra iniciativa, o ACATE Reconecta, com o apoio da Vertical People Tech, tem o objetivo de conectar as pessoas que foram desligadas recentemente às empresas associadas que estão com vagas abertas. As empresas Enlizt, Vibbra, Geek Hunter e Feedz uniram suas tecnologias para criar essa solução. 

Outra ação proposta é a plataforma Vai pro digital, iniciativa que nasceu em Blumenau a partir da cooperação entre Blusoft - polo regional da ACATE na região, ACIB e outras organizações parceiras, que vai apoiar a migração dos pequenos e médios empreendedores para o universo online. As empresas de tecnologia irão oferecer condições especiais, como gratuidades, cursos e descontos em suas soluções, possibilitando o acesso a serviços e ferramentas essenciais para a digitalização. A expectativa agora é expandir essa iniciativa para todo o estado, agregando novos parceiros e empresas associadas. 

Outra iniciativa em andamento é o LinkLab Reinvent, capitaneada pelo LinkLab, programa que aproxima grandes e médias empresas a startups. O Reinvent inclui workshops, mentoria em transformação digital e co-criação de soluções contra a crise. São 3 pilares: Inteligência Coletiva, Trilhas de ação e Inovar para a nova realidade. A expectativa é que as corporates troquem experiências e  formem parcerias estratégicas entre si e com as startups, com o apoio do  time de mentores de Transformação Digital da ACATE.

“Realizamos uma pesquisa com base nos sete eixos - financeiro, trabalhista, tributário, saúde mental & boas práticas, soluções tecnológicas, acesso ao mercado e renegociação com fornecedores - e pelas respostas vimos as principais necessidades para nos guiar nestes próximos passos. Já tivemos muitos resultados positivos na primeira fase, e acredito que iremos continuar fortalecendo nosso ecossistema, que sempre foi colaborativo, com todos unidos para superarmos essa crise”, destaca Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. 

Resultados da primeiro fase

Em quase um mês de implementação, as iniciativas do Plano de Ação ACATE - COVID 2019 chegaram a mais de 10 mil pessoas. Foram realizados nove webinars pelo canal do youtube, com mais de 2.200 participantes, além de cerca de 4 mil visualizações nos vídeos. Na eixo de soluções tecnológicas, 48 soluções foram mapeadas para o combate e prevenção ao coronavírus e apoio na digitalização de empresas: 15 na área da saúde; 11 para apoio no trabalho remoto; 7 para área do varejo e 15 para outras áreas. No Programa de Mentoria, que oferece orientações gratuitas para staturps em dificuldades, 50 mentorias já foram realizadas; 47 mentores foram captados para a rede de apoio e 71 associados foram demandados por mentorias. 

Pesquisa com empresas de tecologia

A ACATE realizou uma pesquisa com perguntas nos sete eixos principais do Plano. Participaram 93 empresas de tecnologia de Santa Catarina de diferentes portes entre os dias 24 de março e 2 de abril. Dentre os resultados da pesquisa, constatou-se que, no eixo financeiro, 44% dos entrevistados buscam crédito de até 100 mil; 80% não possuem garantias reais; e 48.8% buscam crédito para capital de giro. O dado aponta a importância do Fundo Garantidor ACATE (FGA), lançado no dia 26 de março. Até o dia 17 de abril, 84 associadas já haviam solicitado acesso ao FGA, que poderá alavancar até R$ 9 milhões nesta primeira fase. 76 cartas de aptidão foram encaminhadas para a Sociedade Garantidora de Crédito (SGE), e cinco já foram aprovadas pela SGE e BRDE. Junto a isso, 53 linhas de crédito foram mapeadas para atender as empresas.

Flexibilização das taxas associativas e manutenção dos programas

Além de contribuir com as empresas, poder público e a sociedade no enfrentamento a pandemia, a ACATE está flexibilizando o pagamento da taxa associativa; oferecendo desconto no valor dos pagamentos de alguns benefícios; e disponibilizando uma linha de crédito exclusiva para pagamento dos benefícios. 

A ACATE está mantendo todos os seus programas estratégicos - Verticais, Miditec, Startlab e Linklab, Grupos de Trabalho - e demais setores  em funcionamento, sendo executados 100% de forma remota. Neste período, também realizou sua primeira assembleia totalmente remota, com alterações no estatuto aprovadas por unanimidade.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Fortalecer a integração do ecossistema de tecnologia catarinense e capacitar talentos são prioridades da nova diretoria da AC

21.05.2020

Fortalecer a integração do ecossistema de tecnologia catarinense e capacitar talentos são prioridades da nova diretoria da AC

Iniciativa da ACATE auxilia profissionais da tecnologia a se recolocarem no mercado

04.05.2020

Iniciativa da ACATE auxilia profissionais da tecnologia a se recolocarem no mercado

DOT digital group e TIVIT se unem para capacitar gratuitamente profissionais de TI

04.05.2020

DOT digital group e TIVIT se unem para capacitar gratuitamente profissionais de TI

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.