23 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Confira todos os vencedores do FAM 2016

spot_img

Confira todos os vencedores do FAM 2016

spot_imgspot_img

Rosinha, curta-metragem do diretor brasiliense Gui Campos que mostra um triângulo amoroso na terceira idade, foi o grande vencedor do "FAM 20 anos", que terminou nesta sexta-feira, 24. O filme levou seis prêmios: Melhor Filme do Júri Popular na Mostra Mercosul; Melhor Ficção, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz (para Maria Alice Vergueiro), Melhor Ator (para a dupla João Antonio e Andrade Júnior).

Filmado no setor tradicional de Planaltina, no Distrito Federal, o filme trata com leveza e uma bos dose de um relacionamento que foge às convenções por parte de quem não tem mais porquê se importar com que os outros pensam. Maria Alice Vergueiro, 81 anos, pedagoga, professora e uma das grandes atrizes do teatro nacional, também ficou conhecida pelo curta Tapa na Pantera, de 2006.

Chacal Palavra Filme, do carioca Piu Gomes, ganhou os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Documentário e Melhor Montagem da Mostra Mercosul. O filme celebra a vida e a obra do poeta e letrista Chacal, pseudônimo do também carioca Ricardo de Carvalho Duarte, um dos pioneiros e expoente da chamada “geração mimeógrafo”.

Na Mostra Catarinense, os premiados foram Buracão, de Teka Simon e Camila Oliveira (Melhor Filme do Júri Oficial) e Deserto Verde, de Juliana Kroeger (Melhor Filme do Júri Popular). Na Mostra InfantoJuvenil, os prêmios foram para O Melhor Som do Mundo, de Pedro Paulo de Andrade (Melhor Filme Júri Oficial) e Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar, de Pedro Jorge (Melhor Filme Júri Popular). E na Mostra Doc-Fam, os prêmios foram para 5 x Chico – O Velho e sua gente, de Gustavo Spolidoro, Ana Rieper, Camilo Cavalcante, Eduardo Goldenstein e Eduardo Nunes (Melhor Filme do Júri Oficial) e Olhar de Nise, de Jorge Oliveira (Melhor Filme do Júri Popular).

Os demais prêmios foram dados para o argentino Jasy Porã, de Pavel Luiz Tavares e Cecília Sandoval (Melhor Fotografia); para animaçãoCastillo y el Armado, de Pedro Harres, coprodução de Brasil e Uruguai (Melhor Som); o colombiano Las Musas de Pogue, de Germán Arango (Melhor Trilha Sonora Original); e D.E.U.S., do carioca Rafael Costa (Melhor Direção de Arte). O filme de animação baiano Òrun Aiyé – A Criação do Mundo, de Jamile Coelho e Cintia Maria, recebeu a Menção Honrosa do FAM 20 anos.

O FAM 20 anos tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes/FunCultural, da Petrobras e do Governo Federal, com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision/ A.C.S.

Veja, abaixo, a lista dos premiados:

MOSTRA CATARINENSE

Prêmio Júri Oficial – Melhor Filme

BURACÃO

Prêmio Júri Popular – Melhor Filme

DESERTO VERDE

MOSTRA MERCOSUL

Prêmio Júri Oficial – Melhor Filme

CHACAL PALAVRA FILME

Prêmio Júri Popular – Melhor Filme

ROSINHA

MOSTRA MERCOSUL E CATARINENSE

Prêmio Júri Oficial – Melhor Ficção

ROSINHA

Prêmio Júri Oficial – Melhor Documentário

CHACAL PALAVRA FILME

Prêmio Júri Oficial – Melhor Direção

ROSINHA

Prêmio Júri Oficial – Melhor Roteiro

ROSINHA

Prêmio Júri Oficial – Melhor Montagem

CHACAL PALAVRA FILME

Prêmio Júri Oficial – Melhor Fotografia

JASY PORÃ

Prêmio Júri Oficial – Melhor Som

CASTILLO Y EL ARMADO

Prêmio Júri Oficial – Melhor Trilha Sonora Original

LAS MUSAS DE POGUE

Prêmio Júri Oficial – Melhor Direção de Arte

D.E.U.S

Prêmio Júri Oficial – Melhor Atriz

MARIA ALICE VERGUEIRO (ROSINHA)

Prêmio Júri Oficial – Melhor Ator

JOÃO ANTONIO & ANDRADE JÚNIOR (ROSINHA)

Menção Honrosa

ÒRUN ÀIYÉ – A CRIAÇÃO DO MUNDO

MOSTRA INFANTOJUVENIL

Prêmio Júri Oficial – Melhor Filme

O MELHOR SOM DO MUNDO

Prêmio Júri Popular – Melhor Filme

MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR

MOSTRA DOC-FAM

Prêmio Júri Oficial – Melhor Filme

5 X CHICO – O VELHO E A SUA GENTE

Prêmio Júri Popular – Melhor Filme

OLHAR DE NISE

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img