22.1 C
fpolis
domingo, abril 28, 2024
Cinesystem

‘Confraria da Coxilha’ será lançado na Capital

spot_img

‘Confraria da Coxilha’ será lançado na Capital

spot_imgspot_img

Autor é membro da Academia de Letras de Biguaçu

No próximo dia 30 de abril Homero da Costa Araújo lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis a obra Confraria da Coxilha, que retrata causos e histórias do homem habitante da Coxilha Rica, região de vasta planície de campos do município de Lages.

“Pretendo com essa publicação divulgar os costumes, tradições, modos vivendi do homem do planalto serrano catarinense. Resgatar e manter vivo o linguajar popular do serrano”, afirma o autor.

É um escritor inquieto, sincero e, acima de tudo, um forjador da cultura serrana. Uma inteligência que, sem apelar para a erudição e a arrogância, vem expressando as crenças e os sentimentos da alma serrana.

Mas o valor de sua literatura está em sua capacidade de mesclar o urbano e o rural. A migração do campo para as cidades, bem como o crescimento destas, e o avanço tecnológico romperam as cercas que apartavam o homem do campo. Homero faz parte da confraria dos escritores, poetas, pesquisadores, cantadores, declamadores, artesãos, e tantos outros, que cultivam com orgulho e patriotismo os valores do nativo do Planalto Catarinense.

Homero da Costa Araújo nasceu em Lages e reside em Florianópolis desde 1970, mas nunca abandonou suas origens. Administrador, advogado e empresário, é um pesquisador da tradição, costumes e origens do homem serrano. Procura manter viva a linguagem popular como forma de preservar as raízes de seu povo.

Já lançou outros seis livros, entre eles Fogo de Chão (2001), Caminho das Tropas (2003), Prosas de Galpão (2004), Por Detrás das Taipas (2005) e Cama de Pelego (2006).

Confraria da Coxilha (Ed Insular, R$ 25,00, 140 págs.) tem lançamento e sessão de autógrafos no próximo dia 30 de abril na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações: (48) 3271.6001.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img