23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Congresso iberoamericano começa nesta segunda em Florianópolis

spot_img

Congresso iberoamericano começa nesta segunda em Florianópolis

spot_imgspot_img

A falta de moradias para a população é um problema que tem atingido grande parte dos centros urbanos brasileiros. Atualmente o país soma um déficit habitacional de sete milhões de unidades e o poder público não tem conseguido atender à demanda existente.

A fim de estimular estudos sobre soluções alternativas para essa questão, serão realizados o III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação Social: ciência e tecnologia (CTHab) entre os dias 23 e 27 de novembro, no Hotel Torres da Cachoeira em Florianópolis.

“É preciso encarar a habitação social não como uma plataforma política,pensada geralmente como soluções emergenciais para os problemas urbanos. Mas sim desenvolver projetos de longo prazo tendo a ciência e a tecnologia como aliadas para ampliar a eficácia da habitação social para os meios urbanos”, aponta a professora Carolina Palermo, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, integrante do comitê científico do Congresso.

O tema geral do CTHab será “Por uma nova abordagem” e faz referência a proposta do evento de apresentar novidades para a questão da habitação social, considerando as residências projetadas para população de menor renda, ou seja, os cerca de 130 milhões de brasileiros que hoje recebem até cinco salários mínimos de renda mensal. Dentro desse contexto, vão ser discutidos aspectos como qualidade do projeto, adequação dimensional e acessibilidade.

Entre os pontos em debate no CTHab, ganha destaque o controle dos efeitos de catástrofes sobre as residências construídas nos moldes de habitações sociais. Serão abordados casos como as chuvas que atingiram Santa Catarina em novembro de 2008 e destruíram centenas de casas.

Segundo o coordenador geral do CTHab, Roberto de Oliveira, as propostas debatidas no Congresso podem auxiliar profissionais de diferentes áreas relacionadas à construção de habitações sociais no desenvolvimento de suas funções. “O limite da busca de soluções inovadoras é a própria sobrevivência humana. A tarefa que cabe à academia, como formadora de profissionais e investigadores, é buscar soluções que melhorem a condição de vida do homem, principalmente aquele de menor renda, de modo a garantir a ele sobrevivência em harmonia com o meio”, diz.

A programação conta ainda com o lançamento do livro “Sustentabilidade Social do Habitar”, da professora Carolina Palermo, que tem ênfase em estudos sobre eficiência energética e desempenho térmico.

O CTHab é o único evento realizado no Brasil especializado em Habitação de Interesse Social. Cerca de 300 participantes, entre estudantes de arquitetura, professores e pesquisadores do Brasil e exterior, são esperados nesta edição. O Congresso é organizado pelo Grupo de Estudos da Habitação, Grupo de Estudos da Habitação no Ambiente Urbano e Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. As inscrições podem ser feitas no site www.cthab.ufsc.br.

Palestrantes convidados

– Xavier Monteys é arquiteto e professor catedrático da Universidade Politécnica da Catalunha (Espanha) e professor de projeto da Escole de Arquitetura de San Cugat del Vallés. É autor de vários livros sobre arquitetura e sobre a obra de Le Corbusier. Dentre esses títulos, destaca-se “La gran máquina. La ciudad en le Corbiusier”, “Casa collage: un ensayo sobre la arquitectura de la casa”, “La Arquitectura de los años 50 en Barcelona” e “Le Corbusier: obras y proyetos“. Faz parte do Grupo de Pesquisa INHABITING cujo objetivo é o estudo do habitat como expressão do modo de vida contemporâneo na esfera doméstica, no contexto urbano e na natureza. No CTHab`2009, vai falar sobre “A casa e a cidade na encruzilhada”.

– Alejandro Aravena é arquiteto e Diretor Executivo da Elemental S.A., onde atua no projeto de habitação popular. Escolhido pela Architectural Record um dos dez profissionais com maior projeção na vanguarda arquitetônica em 2004, é figura de destaque da nova geração de arquitetos chilenos. Por seu trabalho profissional, recebeu diversos prêmios dentre os quais o Leão de Prata na XI Bienal de Veneza em 2008 e a Medalha de Arquitetura Erich Schelling em 2006. É autor dos livros “Los Hechos de la Arquitectura”, “El Lugar de la Arquitectura” e “Material de Arquitectura”. Pós-Graduado em
Teoria e História pelo Instituto de Arquitetura de Veneza, é professor da Universidade Católica do Chile e titular da Cátedra Elemental, desde 2006.No CTHab`2009, vai falar sobre “A habitação como investimento e não como despesa social”.

SERVIÇO:
III Congresso Brasileiro e II Congresso Iberoamericano de Habitação
Social: ciência e tecnologia (CTHab)
De 23 e 27 de novembro, no Hotel Torres da Cachoeira (Rua Luiz Boiteux Piazza, 3991, Cachoeira do Bom Jesus), em Florianópolis (SC)
Informações: www.cthab.ufsc.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img