20.8 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Congresso Internacional Roa Bastos começa nesta terça-feira em Florianópolis

spot_img

Congresso Internacional Roa Bastos começa nesta terça-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

A sétima edição do Congresso Internacional Roa Bastos começa nesta terça, 2, e segue até sexta-feira, 5, no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus Trindade, em Florianópolis. As conferências e mesas de debate são gratuitas e abertas ao público.

O encontro, que este ano promove uma reflexão sobre o fenômeno literário e artístico produzido no deslocamento de espaços, identidades, línguas e formas simbólicas, terá a participação de pesquisadores de outros países como Eduardo Ramos Izquierdo (Université de Paris – Sorbonne), Carla Fernandes (Université Michel de Montaigne Bordeaux) e Júlio Noriega (Knox College), além dos escritores Susy Delgado e Damián Cabrera.

A conferências de abertura ocorrerá às 17h no Auditório Henrique da Silva Fontes. Izquierdo falará sobre o tema “Roa Bastos: móvil pluralidad estética”, Graciela Ravetti (Universidade Federal de Minas Gerais) sobre “Violência e trabalho na política literária de Roa Bastos” e Alai Garcia Diniz (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) sobre “Fluxos e meandros da tradução cultural”.

A programação completa do evento pode ser consultada aqui.

Quem é Roa Bastos?

Augusto Roa Bastos (1917-2005) foi um escritor paraguaio, conhecido nas áreas do ensaio e do romance. Em 1947 é obrigado a exilar-se devido à perseguição da ditadura, na Argentina, onde publica pela primeira vez. Em 1970, devido a outra ditadura, é obrigado a exilar-se na Europa, na França, onde ensina literatura hispano-americana. Em 1982, numa breve visita ao seu país, perde a nacionalidade paraguaia e é-lhe concedida a nacionalidade espanhola. Sua obra já foi traduzida em cerca de 25 línguas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img