24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Congresso Brasileiro de Enfermagem será em Florianópolis

spot_img

Congresso Brasileiro de Enfermagem será em Florianópolis

spot_imgspot_img

Evento ocorre de 11 a 15 de outubro em Florianópolis e deve reunir mais de 5 mil participantes

Os profissionais da Enfermagem terão dois grandes eixos para debater no 62º CBEn (Congresso Brasileiro de Enfermagem): marketing profissional e visibilidade social, e as condições de trabalho. São assuntos de suma importância para o momento em que a categoria está passando, segundo a coordenadora da Comissão de Temas do Congresso, Francine Lima Gelbcke.

A Mesa de Abertura Oficial do Congresso, no dia 11 de outubro, terá como tema “Condições de trabalho para um fazer responsável” e a Mesa Redonda sobre “Marketing profissional e visibilidade social” está marcada para o dia 13 de outubro.

Ela destaca, ainda, que o evento tem como principal objetivo subsidiar a construção de um projeto político profissional que garanta condições de trabalho adequadas e um cuidado alicerçado na ética. O 62º CBEn objetiva, também, debater as políticas de organização e gestão do trabalho em enfermagem; favorecer o intercâmbio e a divulgação acerca do desenvolvimento científico-tecnológico e seu impacto no fazer enfermagem; estimular a articulação das entidades de enfermagem visando o crescimento da organização política da categoria; e fortalecer a articulação da enfermagem com os usuários do Sistema de Saúde visando a assistência de qualidade.

“Não adianta ter profissão em que se busca a qualidade da assistência, sem condições de trabalho adequadas”, afirma, explicando que, por outro lado, condições inadequadas “não podem servir de desculpa para não cumprir com o seu trabalho e a ética profissional”. Por isso, ela observa que a Mesa de Abertura terá a participação de duas profissionais. “Farão parte dessa Mesa, a presidente do Coren-SC (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), Denise Pires, que abordará as lutas da categoria no sentido de garantir condições de trabalho para um fazer responsável, e Maria Henriqueta Krüse, gerente de enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é referência na qualidade da assistência e tem condições diferenciadas de trabalho – favoráveis para desenvolver um trabalho de qualidade”, afirma a coordenadora da Comissão de Temas do 62º CBEn. “É a articulação de alguém que representa as nossas organizações e alguém que está na prática”, continua Francine, convidando a todos os profissionais da área a participarem das discussões.

SAIBA MAIS SOBRE O CONGRESSO

O tema central do 62º CBEn é “Organização e Visibilidade Profissional” e foi dividido em cinco sub-temas para discussão nos dias do evento: Gestão do trabalho em Enfermagem, gestão em saúde e responsabilidade profissional; Imagem profissional e visibilidade social; A produção e a socialização do conhecimento na práxis da profissão; Políticas Públicas de Educação e Saúde e o fazer da Enfermagem; e Organização político-profissional e a visibilidade social da Enfermagem.

Fazem parte do público-alvo do 62º CBEn, que ocorrerá no Centrosul, em Florianópolis, os representantes dos diversos segmentos da enfermagem: enfermeiros/as, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes de enfermagem. O evento também é aberto a outros profissionais da área da saúde interessados nos assuntos que serão debatidos.

O Congresso Brasileiro de Enfermagem é promovido pela ABEn com o apoio do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Enfermagem UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, Hospital Universitário, Secretaria Municipal da Saúde e Prefeitura de Florianópolis, Secretaria de Turismo e Cultura de São José, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau e Sentur (Secretária de Turismo de Florianópolis).

Inscrições e informações no site: www.abeneventos.com.br/62cben/

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img