21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conheça as 10 principais dúvidas sobre o Coronavírus recebidas no ‘Alô Saúde Floripa’

spot_img

Conheça as 10 principais dúvidas sobre o Coronavírus recebidas no ‘Alô Saúde Floripa’

spot_imgspot_img

TopMed consegue evitar 64% de idas a serviços de saúde presenciais de todos os atendimentos realizados em pessoas sintomáticas

Especializada em atendimento à distância na área da saúde desde 2008, a TopMed é a empresa responsável pela operação do  "Alô Saúde Floripa", lançado dia 16 pela prefeitura de Florianópolis. Até hoje, a equipe já atendeu mais de 30 mil pessoas. De acordo com o enfermeiro Renan Melo, coordenador do serviço, as principais dúvidas são relacionadas aos sintomas da Covid-19 e ao tempo de incubação do vírus. 

Com a ajuda da telemedicina, a TopMed consegue evitar 64% de idas a serviços de saúde presenciais de todos os atendimentos realizados em pessoas sintomáticas, ajudando a desafogar as unidades hospitalares. "Nosso serviço reavalia o beneficiário até 48h após o atendimento, e sempre orienta que retorne a ligação se apresentar agravo dos sintomas ou novos sintomas", explica Renan Melo

Confira as 10 principais dúvidas dos moradores da cidade e as orientações devidas:

 

1. Quais os sintomas do vírus?

Febre, tosse seca ou com secreção, congestão nasal e/ou das conjuntivas (olho), dor no corpo são os sinais de sintomas mais frequentes.

 

2. Quantos dias o vírus fica incubado?

De 02 a 14 dias pode ser o período de incubação.

 

3. Caso esteja apresentando sintomas, precisa procurar atendimento presencial?

Não! A maioria dos sintomas são leves podem ser manejados em casa com segurança. Repouse, alimente-se de forma saudável, hidrate-se. Utilize apenas medicação habitual para controle da febre. Se apresentar falta de ar, cansaço extremo ou febre por mais de 24h, que não cede com o uso de antitérmicos, procure por um profissional de saúde.

 

4. É possível estar infectado pelo coronavírus e não apresentar sintomas?

Sim, é possível e muito frequente isso acontecer. Principalmente em crianças e pessoas jovens.

 

5. Como faço para realizar o exame? 

Se o usuário apresentar sintomas, deve entrar em contato com o Alô Saúde Floripa. Após análise feita pelo Enfermeiro, se o usuário se enquadrar como suspeito informaremos a Vigilância Epidemiológica, que agendará a coleta do material respiratório em domicílio para realização do exame.

 

6. Existe alguma medicação para combater o vírus?

Ainda não existe medicamento ou vacina para combater este vírus. Existem medicamentos que podem aliviar os sintomas, mas só podem ser ingeridos mediante prescrição da sua equipe de saúde.

 

7. Quais as medidas de prevenção para não se infectar?

– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; 

– Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente; 

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal; 

– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; 

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Manter os ambientes bem ventilados; 

– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença; 

– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

 

8. Pode haver reinfecção pelo Coronavírus?

Ainda não se sabe.

 

9. Número de casos confirmados na região:

Esse motivo é um dos mais frequentes, mas varia diariamente através dos boletim oficial que é divulgado. Com base no último boletim da vigilância epidemiológica de Florianópolis, o número de casos confirmados é 40. E são 197 casos confirmados no estado de Santa Catarina.

 

10. Que tipo pessoas são mais vulneráveis a adquirir esta infecção/ grupo de risco?

Os maiores de 65 anos, pessoas com comorbidades (presença de outras doenças) e pessoas imunossuprimidas.

 

Sobre o Alô Saúde Floripa

O Alô Saúde Floripa é oferecido a moradores da capital cadastrados nos centros de saúde e atende 24h por dia pelo 0800 333 3233, de forma gratuita e ilimitada. Atualmente, 60 linhas estão disponíveis para o projeto e o número pode aumentar de acordo com a demanda. Antes de ligar para o programa, é preciso ter em mãos o número do cartão do SUS. Quem quiser outras informações pode ainda visitar o site: www.alosaudefloripa.com.br

Sobre a TopMed

A TopMed é líder no mercado de prevenção e promoção de saúde especializada em atendimento à distância. Desde 2003, a empresa vem desenvolvendo soluções inovadoras, utilizando tecnologia de última geração para disponibilizar serviços de excelência. Com modelo de negócios focado no mercado B2B, a TopMed oferece serviços para operadoras de saúde, setores público e corporativo, seguradoras, empresas de cartões de benefícios, varejistas, entre outras. Oferece ainda soluções para RHs interessados no cuidado da saúde de seus colaboradores, aumento da produtividade e redução de custos.

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img