fique por dentro de floripa

- Política - Conheça os ganhadores do Prêmio Dakir Polidoro em 2019

27.08.2019

Conheça os ganhadores do Prêmio Dakir Polidoro em 2019

27.08.2019
Conheça os ganhadores do Prêmio Dakir Polidoro em 2019
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Florianópolis e a Associação Catarinense de Imprensa realizam no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, mais uma edição do Prêmio Dakir Polidoro. A tradicional premiação reconhece profissionais em diversas categorias, com foco em jornalistas que tenham atuação ou que já atuaram por muitos anos em veículos de comunicação da Capital de Santa Catarina. A sessão especial integra o calendário das comemorações dos 188 anos de fundação de Imprensa estadual.

Criada em 2004 pela Câmara Municipal de Florianópolis, por meio da resolução nº 991/2004, a medalha é concedida em parceria com a ACI – Casa do Jornalista que, anualmente, elabora uma lista sêxtupla para cada uma das categorias. As listas são submetidas aos vereadores que escolhem um profissional de cada categoria. O mais votado de cada uma delas é agraciado com a Medalha Dakir Polidoro. Os homenageados com o Prêmio Especial são escolhidos diretamente pela ACI.

 

Conheça os agraciados de cada categoria:

Categoria Televisão - Rafael Faraco

Categoria Rádio - Clodoaldo Pereira

Categoria Jornal - Ângela Bastos

Categoria Repórter Fotográfico - Marco Santiago

Categoria Repórter Cinematográfico - Elson Almeida Coelho Júnior

 

História do Prêmio

No ano de 2003, o então vereador Aloísio Piazza, que foi colega de bancada de Dakir Polidoro, levou a proposta de uma parceria da Câmara com a imprensa para resgatar a história do radialista e vereador Dakir Polidoro em um encontro com Salomão Ribas Júnior, à época presidente do Conselho Superior, e Osmar Teixeira, então presidente executivo da Associação Catarinense de Imprensa - Casa do Jornalista.

Esboço do regulamento elaborado pela Casa do Jornalista foi remetido a todos os vereadores e o presidente da CMF, Marcílio Ávila, sensibilizou-se com a ideia do prêmio. Obteve rapidamente a aprovação de toda a Mesa Diretora do Legislativo. Nesse processo de criação, destaque para a atuação do jornalista Moacir Pereira e também do jornalista Manoel Timóteo de Oliveira.

No dia dois de agosto de 2004, a Câmara Municipal, nas comemorações de 173 anos de fundação da imprensa catarinense, realizou uma Sessão Especial no prédio da Praça XV de Novembro com a presença da família Polidoro e a diretoria da ACI, o lançamento do Prêmio Dakir Polidoro de Imprensa.

A primeira premiação aconteceu na sessão do dia 1º de agosto  de 2005, quando da reabertura dos trabalhos legislativos. Naquela ocasião, o vereador Aloísio Piazza  que defendeu a aprovação do projeto, fez pronunciamento classificando o prêmio de “Oscar da Imprensa de Florianópolis.”

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Aprovado relatório final da CPI da Ponte Hercílio Luz

19.12.2019

Aprovado relatório final da CPI da Ponte Hercílio Luz

Câmara de Florianópolis devolve R$ 13 Milhões em economias para o Executivo

19.12.2019

Câmara de Florianópolis devolve R$ 13 Milhões em economias para o Executivo

Câmara aprova cobrança fracionada em estacionamentos na Capital

12.12.2019

Câmara aprova cobrança fracionada em estacionamentos na Capital

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.