27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Conheça os vencedores do Campeonato Brasileiro de Amazonas realizado em Florianópolis

spot_img

Conheça os vencedores do Campeonato Brasileiro de Amazonas realizado em Florianópolis

spot_imgspot_img
As campeãs do Campeonato Brasileiro de Amazonas 2010

Durante o Campeonato Brasileiro de Amazonas, de 23 a 26/9, na Sociedade Hípica Catarinense, na bela cidade de Florianópolis, os estados do sul do país aproveitaram a vantagem de competir em casa. O evento contou com mais de duzentos conjuntos (cavalo/amazona) representando oito Estados.

Merecido destaque foi a Federação Paranaense de Hipismo, com dois ouros individuais e um 3º lugar por equipes e a Federação Gaúcha que ganhou três das quatro disputas por equipe, dois vices-campeonatos e dois 3º lugares individuais. Santa Catarina também fez bonito e emplacou na disputa por equipes: um vice-campeonato, três 3º lugares e mais quatro atletas nos pódios individuais.

A atleta paranaense sensação do ano, Giovanna Sobania e seu belo tordilho andaluz Atomo Clasi em ação – foto arquivo: Ju Ribas

Já as atletas paulistas emplacaram três medalhas por equipe: ganharam um campeonato e dois vice-campeonatos. No individual, seis representantes da Federação Paulista subiram ao pódio, sendo uma campeã, uma vice-campeã e uma na terceira colocação.

Fortes chuvas castigaram a Ilha de Santa Catarina durante o torneio, mas isso não atrapalhou a performance da jovem amazona de São Paulo, Giulia Scampini com sua Angel, vice-campeã por equipe e campeã individual em 1,20m – foto Fabrício Rodrigues / Palavra Comunicação

Série Amazona B – 1 metro Foram 72 os conjuntos na série 1,00m, em que o ouro individual foi para o Paraná, com Fernanda Ceconello Seixas montando Vicky do Uma, após um desempate com mais seis concorrentes. O vice-campeonato coube ao Rio Grande do Sul com Luciana Farina e Gold. Em 3º chegou a amazona de Brasília, Débora Ashley Glasman que saltou Spirit II.

Entre as equipes, a Federação Gaúcha de Esportes Equestres com Camila Lucas de Seixas / Anjo Negro, Marina Pettini / Clonado, Luciana Farina / Gold e Schirlei dos Santos / Quelé do Porto Palmeira, levou a melhor. No 2º posto, ficou a Federação Paulista de Hipismo e em 3º a equipe anfitriã.

Série Amazonas A – 1.10 metro A disputa individual do Amazonas A 1,10m também terminou em desempate para definir os seis primeiros lugares do pódio, entre as 60 inscritas. O Mato Grosso do Sul ficou em 1º com Isabela Sebben César e Logan, que voaram baixo e fecharam o tempo de 29s26. Com 30s55, a mineira Paula Xisto Câmara e JCR Robertha foram vice-campeãs e a gaúcha Clarisse Teixeira montando Serena ficou em 3º, 31s61.

A Federação Gaúcha foi campeã por equipes com um time composto por Manuela Grazziotin Teixeira Lopes / Cordoba JMen II, Victória Chaves Barcellos / Moore de Millandy, Thainan Teles de Souza Ferreira / Pretty Fleur JMen e Marta Bier Johannpeter / Estrela. A Federação Sul Matogrossense de Hipismo conquistou o vice-campeonato e Santa Catarina ficou com a medalha de bronze.

Série Amazonas – 1.20 metro Dos 37 conjuntos participantes, apenas um zerou os três dias de provas do Campeonato Brasileiro de Amazonas 1,20m: Giulia Dal Canton Scampini e Angel RLCI, conjunto campeão paulista mirim 2010. Provando a força da nova geração do hipismo paulista, Giulia, de apenas 13 anos, também ganhou a seletiva FEI World Children Jumping Challenge este ano e conquista agora seu primeiro título brasileiro.

A amazona paulista Giulia Scampini saltando Angel, Campeã Brasileira de Amazonas e Campeã Paulista Mirim 2010 – foto arquivo: Tupa Video

Para decidir o 2º e 3º lugar, as amazonas gaúchas Rafaela Albuquerque Zanatta / Legend e Marina Dal Agnol / MD Reflex, disputaram o desempate ao cronômetro. Rafaela conseguiu fazer o menor tempo sem cometer nenhuma falta, garantindo o vice-campeonato.

Na disputa por equipes o time campeão foi o da Federação Gaúcha de Esportes Equestres formado por Beatriz Bier Johannpeter / Cora de Laubry de Joter, Maíra Pfeiffer de Almeida / Sidi HGG Karneval, Marina Dal Agnol / MD Reflex e Rafaela Albuquerque Zanatta / Legend. A Federação Paulista de Hipismo sagrou-se vice e a Federação Catarinense ficou com o 3º lugar.


Vice-campeã individual e integrante da equipe campeã de 1,20m, a gaúcha Rafaela Zanatta e Legend brilharam apesar das chuvas – foto Fabrício Rodrigues / Palavra Comunicação

Série Amazona Top 1.30 metro O Campeonato Brasileiro Amazonas Top 1,30m por equipes teve a vitória de São Paulo. Karina Goldmann Torres / Kauana Pharaonne Une Prince, Martha Lannes Schoeler / Donald 338, Bruna Mattos Appel / Utah e Joana Opice Leão / Badajóz Itapuã integraram a equipe vencedora. O time da casa levantou o vice-campeonato e o Paraná chegou em 3º.

“O nível do campeonato foi muito bom com provas acirradas decididas nos detalhes”, observou o cavaleiro olímpico Vitor Alves Teixeira, consultor e membro da Comissão Organizadora do evento.

Uma prova disto foi a final individual do Amazonas Top. Das 33 atletas inscritas, três não cometeram nenhuma falta durante o concurso, habilitando-se assim a um desempate pelo principal título em jogo. Pela Federação Paulista, Thereza Tourinho e o alazão de sua criação, Flying Saucer das Umburanas, entraram primeiro e trataram de garantir o zero pontos, deixando a responsabilidade nos ombros das outras concorrentes.

Afiada como de costume, Giovanna de Finis Sobania com seu competitivo Atomo Clasi foi a segunda a entrar em pista. Campeã de dois importantes mini GPs este ano e considerada uma das revelações de 2010, a paranaense baixou o tempo para 32s57, arrancando aplausos entusiasmados das arquibancadas.


Beleza no pódio do Campeonato Brasileiro Amazonas Top: da esquerda para direita, Rianne Clímaco / FPH, Giovana Sobania / FPrH e Thereza Tourinho /FPH – foto Fabrício Rodrigues / Palavra Comunicação

Terceira e última a zerar o desempate, Rianne Morais Clímaco e sua montaria A.Max.Z bem que tentaram levar o título para São Paulo, mas por míseros 27 centésimos não alcançaram a marca de Giovana. Com o tempo de 32s84, Rianne conquistou um honroso vice-campeonato.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img