22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Conheça um pouco da história e proposta pedagógica da Escola Dinâmica

spot_img

Conheça um pouco da história e proposta pedagógica da Escola Dinâmica

spot_imgspot_img

“Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática” Paulo Freire

A história da Escola Dinâmica confunde-se com a história de duas jovens e idealistas educadoras e remete-nos ao final dos anos 60 e início dos anos 70. Juntas, Ângela Duarte Silveira Diener e Maria Aparecida Diener Gentil, com a meta de trabalhar conceitos contextualizados com a vida, receberam a colaboração de Maria Gorete Azevedo e, em 20 de novembro de 1978, fundaram a Escola Dinâmica, na rua Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis.

A Escola Dinâmica chegou a Florianópolis com uma nova concepção de educação, preenchendo uma lacuna nesta área e atendendo a uma clientela exigente em questões educacionais, que almejava uma escola diferenciada para seus filhos. Suas raízes encontram-se na pedagogia ativa, tendo no construtivismo piagetiano a base de sua crença sobre a aprendizagem e uma das fontes inspiradoras para sua prática pedagógica.

Em 1984 foram ampliadas as instalações da escola e criada uma estrutura para que pudesse oferecer as demais séries do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), atendendo a sua clientela, que desejava permanecer na escola.

Em 1988, percebeu-se que estava na hora de concretizar um sonho, a fim de que os alunos pudessem cada vez mais sentir-se parte responsável do meio ambiente, com uma maior e melhor concepção e preservação ambiental. Dessa atitude inovadora para seu tempo, teve origem a Unidade Ambiental, na Vargem Grande.

Em 1991, a Escola Dinâmica voltou a inovar, inaugurando o “Período Integral”, que passou a ser uma novidade na cidade em termos do serviço até então oferecido. As crianças passaram a ter atividades especiais, lúdicas, esportivas e artísticas no contra turno da escolaridade regular.

Em 1995, a Educação Infantil começou a transferir-se para a Unidade Ambiental e os privilegiados foram os alunos com idade superior a cinco anos. Na Unidade Cruz e Souza ficaram somente os alunos com idade inferior a esta.

Logo sentiu-se a necessidade de ampliação da unidade localizada no Centro. Nesse momento assumiu Roberta Duarte Silveira Diener, jovem herdeira da vocação de educadora, que uniu o empreendedorismo ao amor à criança. Roberta transferiu o curso de Direito para o de Pedagogia e tornou realidade o sonho de dar a Florianópolis um Berçário com mais qualidade, com atendimento especializado e inaugurou, em março de 1998, a Dinâmica Baby.

Na Unidade Ambiental, foram criadas novas instalações, possibilitando, em 1999, a implantação do Ensino Médio, mantendo a proposta de um ensino diferenciado que busca a autonomia e a auto-realização.

Na Dinâmica Baby, as crianças cresceram e os pais manifestaram o desejo de seus filhos continuarem na escola. Foi implementada a unidade Dinâmica Kids, nomeada Centro de Educação Infantil Gradual.

Em março de 2006, foram inauguradas mais duas unidades, uma em Jurerê e outra na rua Alves de Brito, que no primeiro dia de aula, juntamente com as unidades Baby e Kids, contavam com 259 alunos: 111 alunos da unidade Baby e Kids, 106 alunos da Alves de Brito e 42 alunos de Jurerê.

Em 2009, a Escola Dinâmica assinou Convênio com a Texas Tech University e passou a oferecer o primeiro Programa de High School de Florianópolis, sem necessidade de intercâmbio. O Programa proporciona aos estudantes não apenas fluência na língua inglesa, mas uma total imersão na cultura americana, uma vez que os alunos são assistidos por professores nativos que discutem, além da gramática, aspectos do cotidiano.

Quem se formar através da High School terá suas oportunidades duplicadas, uma vez que os alunos egressos do Programa estarão aptos a cursar tanto universidades brasileiras quanto internacionais. Além disso, muitas universidades nacionais pontuam títulos extras para quem for diplomado por uma High School.

Ao longo dos anos a Escola Dinâmica cresceu e modernizou-se, mas o compromisso que norteou sua fundação continua visando o desenvolvimento do raciocínio, o pensamento ativo, a reflexão e a descoberta.

Mais informações:www.escoladinamica.com.br


UNIDADES ESCOLA DINÂMICA EM FLORIANÓPOLIS

BABY (Berçário)
Rua Cruz e Souza, nº 1
Centro Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3228-2204
baby@escoladinamica.com.br

KIDS (Infantil)
Rua Cruz e Souza, nº 49
Centro Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3228-2055
kids@escoladinamica.com.br

JÚNIOR (Fundamental)
Rua Alves de Brito, nº 236
Centro – Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3223-1717
junior@escoladinamica.com.br

JURERÊ (Berçário/Infantil)
Rua Jurerê Tradicional, nº 103
Jurerê – Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3282-1440
jurere@escoladinamica.com.br

AMBIENTAL (Infantil, Fund., Médio e High School)
Rua Cristóvão Machado de Campos, 1001
Vargem Grande – Florianópolis – SC
Telefone: (48) 3269-5380
secretaria@escoladinamica.com.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img