fique por dentro de floripa

- Eventos - Conselho Estadual de Cultura define agraciados com Medalha Cruz e Sousa em 2019

24.10.2019

Conselho Estadual de Cultura define agraciados com Medalha Cruz e Sousa em 2019

24.10.2019
Conselho Estadual de Cultura define agraciados com Medalha Cruz e Sousa em 2019
Foto: Divulgação

Após analisar as indicações feitas pela sociedade civil por meio de formulário online disponibilizado em seu site, o Conselho Estadual de Cultura (CEC-SC) definiu, na última terça-feira (22), as oito pessoas e iniciativas que serão agraciadas com a Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa em 2019. A honraria será concedida no dia 24 de novembro, data de aniversário do poeta catarinense.

Os 68 indicados pela sociedade civil, entre os dias 20 de setembro e 20 de outubro, foram apresentados e defendidos durante a reunião do CEC-SC. Após as etapas de defesas e votações secretas, os Conselheiros chegaram aos seguintes nomes:

A publicação oficial será efetuada em alguns dias, por decreto do Governador do Estado Carlos Moisés da Silva.

"Esta é a maior honraria da área cultural em Santa Catarina. Os nomes indicados pela sociedade civil passaram por um processo de avaliação até chegar a esses oito agraciados, que representam a diversidade da nossa cultura", avalia Ana Lúcia Coutinho, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), à qual o CEC-SC está vinculado.

“Considero a outorga da comenda Medalha de Mérito Cultural Cruz e Sousa um ato de reconhecimento à grandiosidade do trabalho de personalidades que vêm construindo a arte, a identidade e o patrimônio cultural de nosso estado com dedicação, abnegação e profundo amor pela cultura catarinense. Méritos reconhecidos!”, comemora a presidente do CEC-SC, Roselaine Vinhas.

João da Cruz e Sousa (1861-1898) foi um poeta brasileiro. Com suas obras Missal (prosa) e Broquéis (poesia), publicadas em 1893, foi precursor do movimento simbolista no Brasil, do qual é o principal expoente. É patrono da Academia Catarinense de Letras, representando a cadeira nº 15. A Medalha que leva seu nome foi criada em 1994, por meio do decreto nº 4892/94, e tem como objetivo reconhecer importantes feitos em prol do desenvolvimento cultural de Santa Catarina.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Dança em Cena abre inscrições para a edição 2020 em Florianópolis

28.02.2020

Dança em Cena abre inscrições para a edição 2020 em Florianópolis

Floripa recebe primeiro Produza Masterclass Eneagrama

28.02.2020

Floripa recebe primeiro Produza Masterclass Eneagrama

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

25.02.2020

Florianópolis sedia maior evento cervejeiro da América Latina

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.