spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 janeiro 2025

Conselho Universitário decide que aulas na UFSC só voltam quando as greves acabarem

EducaçãoConselho Universitário decide que aulas na UFSC só voltam quando as greves...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 7, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu que o semestre letivo 2012/2 nas áreas da graduação, pós-graduação e ensino básico (Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil) só começará quando a greve dos professores e servidores técnico-administrativos terminar.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 28, mas o conselho pode ser convocado a qualquer momento caso surjam novidades em relação a propostas do Governo Federal aos grevistas e a uma eventual decisão de encerrar o movimento.

Por 30 votos a três, os conselheiros decidiram não reiniciar as aulas, considerando que o quadro vigente até meados de julho não se alterou. Ou seja, em função da greve dos servidores, o Restaurante Universitário (RU) e a Biblioteca Universitária (BU) continuam paralisados, e há outros setores essenciais – como o almoxarifado – que estão fechados, inviabilizando as atividades administrativas na universidade.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Roselane Campos, 10% das notas do primeiro semestre ainda não foram digitadas, há falta de professores e dificuldades em abastecer os laboratórios, salas de aula e até as instalações sanitárias.

Além disso, existem cursos nos quais nem todas as disciplinas foram concluídas. No entanto, ressalvou a pró-reitora, estão sendo tomadas todas as providências para que, na volta das aulas, tudo seja regularizado com a maior brevidade possível.

Outro depoimento de reforçou a impossibilidade de retomar as atividades acadêmicas foi dado pela pró-reitora de Assuntos Estudantis, Beatriz Augusto de Paiva. Há atividades que dependem da definição do calendário do segundo semestre para serem regularizadas, como as bolsas permanência, o auxílio moradia, o auxílio creche e a isenção de pagamento do Restaurante Universitário.

No final da sessão desta terça-feira também foi votada a suspensão das atividades dos cursos trimestrais de graduação e pós-graduação até a próxima reunião do Conselho Universitário.