27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Construção irregular é demolida no Sul da Ilha

spot_img

Construção irregular é demolida no Sul da Ilha

spot_imgspot_img

Um prédio que abrigaria oito apartamentos em uma região que legalmente só comporta residências foi demolido no Campeche, na manhã desta quinta-feira, 12, pela equipe de fiscalização de obras da SMDU. A denúncia foi recebida pelo 156, canal instituído há quase um ano. As informações são da assessoria de imprensa da PMF. 

A obra fica na Rua Norberto Becker, no Campeche, Sul da Ilha. Primeiro a obra recebeu um auto de infração, depois foi embargada, houve prazo para ampla defesa e como a construção não parou – um andar a mais foi erguido durante o processo – veio a última medida: a demolição.

“A demolição só ocorre quando não temos mais outra opção na busca pela garantia da ordem e da legalidade. Foi a primeira ação efetiva do nosso endurecimento à fiscalização de obras. As pessoas se acostumaram com o desrespeito à lei e essa é nossa resposta”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Martins.

A construção irregular do prédio de dois andares com oito apartamentos foi denunciada por moradores no canal 156, no qual o cidadão informa a irregularidade sem necessidade de se identificar. Segundo o secretário, desde que foi criado, em agosto do ano passado, mais de mil denúncias já foram recebidas.

“Queremos estimular a população a denunciar quem age na ilegalidade e também a ter consciência de que se ele desrespeitar um embargo, a obra será demolida, a fiscalização tem poder de polícia para isso”, salienta.

Em ano, 433 processos

De acordo com relatório da SMDU em um ano (abril de 2015 a abril de 2016) a secretaria trabalhou em 433 processos, emitiu 101 autos de infração, 84 embargos, 42 comunicados, 15 ações demolitórias e realizou ainda 571 vistorias.

O secretário destaca que o papel da secretaria é prioritariamente o de orientar o morador. Ele lembra que o uso do solo, bem como os limites autorizados para a edificação de obras em todo o município estão descritos no Plano Diretor.

O canal 156

O 156 está ligado diretamente à Gerência de Fiscalização de Obras da SMDU e seu uso está limitado ao serviço de denúncias. Informações sobre licenciamentos, alvarás, zoneamento ou índice de construção continuam sendo fornecidos apenas no Pró-Cidadão.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img