Florianópolis, 12 de julho de 2024

Contorno Viário será entregue em fevereiro de 2024, afirma Arteris em visita da AEMFLO e CDL de São José

spot_img

Velejador olímpico Bruno Fontes leva estrela ACIF para Paris 

As Olimpíadas de Paris 2024 se aproximam e Florianópolis...

Abertas as inscrições para o Projeto Rally Panvision

A sexta edição da Maratona Cinematográfica realizada no Festival...

Aeroporto de Florianópolis conquista primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC

5ª edição do programa Aviação Sustentável premiou iniciativas capazes de...

CASAN melhora a rede de distribuição no Canto da Lagoa

O Canto da Lagoa é um dos lugares mais...

Compartilhe

Empresários que compõem a Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo da Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis e da Câmara de Dirigentes Lojistas de São José (AEMFLO/CDL-SJ) visitaram na manhã desta quarta-feira, 20/9, a maior obra do Brasil, o Contorno Viário da Grande Florianópolis, que é uma das principais bandeiras das entidades. A data de entrega total das obras esta mantida pela Arteris, empresa que detém a concessão da obra. Para o presidente das entidades Gilberto Rech, conhecer a obra presencialmente mostra a grandiosidade e a qualidade que tem o Contorno Viário. “O Contorno Viário é uma pauta considerada prioritária pelo empresariado da região. Ao termos acesso a obra e aos dados vemos o quanto estamos perto de concretizar este importante passo para a mobilidade da nossa região”. 

Representantes da concessionária fizeram uma apresentação geral da obra, detalharam o andamento dos trabalhos em todos os trechos da futura rodovia e apresentando um balanço de avanço do Contorno. E a Arteris afirma que trabalha para entregar em fevereiro de 2024. 

A gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Arteris, Daniela Bussmann, explicou que atualmente o contorno está 84% concluído. “Era para estar 90% mas teve um atraso por conta de empreiteiras, autorizações e licenças”. Um dos aprendizados destacados foi sobre as leis dos contratos de concessão, que mudaram justamente por causa do contorno. Segundo Daniela não há interesse da concessionária em entregar a obra parcialmente. 

*Dados do Contorno

50 km de pistas duplos

4 Túneis duplos (7.300 metros)

7 Pontes duplas 

21 + 2 Passagens em desnível + travessias

6 Trevos de intersecção

1.179 Áreas desapropriadas

R$ 3,9 Bi Investimento

3,2 mil Empregos

*Contorno e SC-281*

O vice-presidente Regional da Facisc da Grande Florianópolis, Odilio Guarezzi, alertou sobre a intersecção entre o Contorno Viário e a SC-281. “É algo que quando estiver pronto o contorno vai trazer mais problemas para a região”. Laércio Tabalipa, membro do Conselho Deliberativo, da AEMFLO E CDL/SJ, também destacou que a inoperância de governos passados que não tiveram a visão e desmontaram o antigo DER prejudicaram ações que precisam de integração entre os poderes. Atualmente não há projeto para que seja feita a ligação entre o contorno e a SC-281 

A visita ocorreu em parte da obra em São José chegando a Biguaçu. O grupo visitou o túnel 4. Uma obra que possui 904 metros e está em fase de finalização.