24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Contraponto lança documentário e reedita livro sobre a artista Eli Heil

spot_img

Contraponto lança documentário e reedita livro sobre a artista Eli Heil

spot_imgspot_img

O média-metragem Coração de Eli, dirigido por Kátia Klock, estreia junto com a segunda edição do livro Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil

A Contraponto e a Fundação Cultural Badesc lançam no dia 21 de julho, às 19 horas, o documentário Coração de Eli, dirigido por Kátia Klock. O média-metragem, de 48 minutos, traz depoimentos de críticos, artistas e familiares que compartilham suas impressões sobre Eli Heil. A produção será distribuída em um DVD que inclui mais dois curtas: Eli Heil, criadora e criatura, realização da Contraponto para a RBS TV, de 2009, e O Mundo Ovo de Eli Heil, filmado em Super-8 em 1986, de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo. O DVD será encartado na segunda edição do livro Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil, organizado por Kátia Klock e Vanessa Schultz.

O registro audiovisual aconteceu em paralelo à produção do livro. “Foram cinco anos e meio de convívio, anotações, gravações, entrevistas, encaminhamentos de projetos. Aos poucos, a artista foi abrindo o acervo e o ateliê. A confiança é algo fundamental para uma relação que mescla trabalho e intimidade”, declara Kátia Klock. A publicação apresenta, através de uma seleção de obras e textos de autores diversos, o trabalho intenso da artista catarinense, sua história e o museu O Mundo Ovo, que abriga seu acervo. Aos 82 anos, Eli Heil é uma artista que continua desenvolvendo técnicas próprias, seja com pinturas, esculturas, tapeçarias, cerâmicas ou desenhos. Ela já expôs em várias regiões do Brasil e no exterior participou, até o momento, em 43 coletivas.

A primeira edição de Óvulos de Eli: a expulsão dos seres de Eli Heil (2009), distribuída gratuitamente para bibliotecas, escolas de arte, pesquisadores, esgotou-se em um ano. “A procura pela publicação nos incentivou a reeditá-la, novamente”, enfatiza Kátia. Essa segunda edição também terá distribuição gratuita. O livro conta com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Unimed Grande Florianópolis.

LIVRO

Óvulos de Eli: a expulsão de seres de Eli Heil
Kátia Klock, Vanessa Schultz, organizadoras
Florianópolis: Contraponto, 2011. 2ª ed. 120p.

A publicação apresenta o trabalho de Eli Heil, sua história e seu Museu O Mundo Ovo, através de uma seleção com reproduções das obras e de textos jornalísticos e críticos.

Patrocínio • Lei Municipal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Unimed Grande Florianópolis.

DOCUMENTÁRIOS EM DVD

Coração de Eli
(de Kátia Klock, SC, 2011, 48min, livre)
Uma artista que “vomita criações”, dá vida a milhares de seres que pinta, desenha e esculpe através de técnicas inusitadas. Seus sentimentos revestem-se em cor, forma e verso. E a dor (ou sua ausência) é seu combustível. Críticos, artistas e familiares compartilham suas impressões sobre Eli Heil.

Patrocínio • Lei Rouanet, Fundação Cultural Badesc, BRDE e Duas Rodas
Realização • Ministério da Cultura e Contraponto

EXTRAS

Eli Heil, criadora e criatura
(de Kátia Klock, SC, 2010, 14min)
Eli por Eli. A artista recita, pinta e apresenta o Museu Mundo Ovo, com suas 3 mil obras.
Curta realizado para a série “SC em Cena”, da RBSTV (SC).

O Mundo Ovo de Eli Heil
(de Marco Aurélio Ramos e Maria Emília de Azevedo, SC, 1986, 33min)
Um registro realizado há 25 anos sobre o processo criativo e a obra da artista. Eli Heil fala de suas angústias, relembra sua iniciação artística e declama seus poemas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img