fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Covid-19: Carta de entidades ao prefeito Gean Loureiro

01.04.2020

Covid-19: Carta de entidades ao prefeito Gean Loureiro

01.04.2020
Covid-19: Carta de entidades ao prefeito Gean Loureiro
Foto: Divulgação

Prezado prefeito Gean Loureiro,

- Considerando as decisões municipais e estaduais para manutenção de fechamento das empresas como medidas de combate à crise;

- Considerando a vida em primeiro lugar, no seu aspecto integral, incluindo a necessidade de subsistência das pessoas por meio de seus rendimentos:

Respeitosamente propomos que as decisões do Prefeito de Florianópolis passem a considerar os impactos sociais que a falta de renda das pessoas terá na saúde, segurança e dignidade dos cidadãos. Também que as entidades representativas das empresas e empregos passem a ser ouvidas antes que as próximas decisões sejam tomadas, de modo que o convite a integrar o comitê de crise seja efetivo.

Estamos comprometidos em apoiar, com equipe e estrutura, o retorno gradual das atividades, chamando os diversos setores ao diálogo, de maneira que possamos definir em conjunto medidas para mitigar riscos e abrir negócios que consigam  adotar medidas de afastamento que sigam as orientações sanitárias de combate à Covid-19.

Necessitamos de planos claros, com cenários previsíveis, de prazo além de sete dias, para que tenhamos noção dos impactos reais em nossas vidas. Perguntas como: quantas pessoas serão testadas? Qual o custo? Em quanto tempo? Qual a logística para realizar? Quem será liberado a trabalhar primeiro? Se é pra isolar parcialmente, por que não fazemos isso a partir dos grupos de risco? E o que acontece se não chegarem os testes? E se não forem suficientes? E qual a capacidade do sistema de saúde atual e planejada, considerando o aumento inevitável da contaminação? Quais os cenários em que a Prefeitura considera ampliar o fechamento das empresas e por quanto tempo? Qual o investimento que a PMF fará em novas soluções para que as empresas tenham faturamento sem sair de casa? Como a Prefeitura vai lidar com o fato de que muitas pessoas, milhares, ficaram sem salário e renda a partir desta semana, pela incapacidade dos pequenos empregadores, em sua maioria, também estarem sem qualquer renda?

Necessitamos, com máxima prioridade, que sejam anunciadas as medidas de apoio financeiro e econômico para que os empregos possam ser mantidos no momento atual e na retomada das atividades, sobrevivendo ao período de isolamento, além daqueles anunciados pelo Governo Federal, uma vez que as medidas estão sendo mais restritivas neste Estado e com total apoio deste município.

E ainda, a sinalização de que a Prefeitura também dará sua contribuição ao reduzir a máquina pública municipal, adequando-se ao novo cenário econômico, para que impostos sejam reduzidos neste período de crise.

Em nenhuma hipótese desconsideramos riscos e nos opomos a contribuir. Diante da incerteza frente ao cenário de riscos reais, certamente o obscurantismo e as decisões radicais devem ser balanceadas com muito critério e racionalidade a fim de se evitar o mal maior. Permanecemos à disposição de contribuir e cooperar, sempre.

Assinam as entidades:

ABRASEL-SC

ACATE

ACIF

CDL-FLORIANÓPOLIS

 

 

VIDAS NÃO TEM PREÇO. Dependem de RENDA para SOBREVIVER. RENDA E EMPREGOS! Dependem de EMPRESAS que precisam, COM URGÊNCIA, voltar ao TRABALHO, de forma GRADUAL, SEGURA, e RESPONSÁVEL.

 

Florianópolis, 31 de março de 2020.

 

REAGE SC

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

10.08.2020

Pandemia gera nova onda de empreendedorismo em Florianópolis

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

10.08.2020

Redes de varejo e materiais de construção puxam crescimento da arrecadação do Estado em julho

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

10.08.2020

Prefeitura de Florianópolis e Junta Comercial de Santa Catarina lançam serviço digital que diminui o tempo para abertura de e

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.