23.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

CPI do Pró-cidadão começa a colher depoimentos de funcionários do órgão

spot_img

CPI do Pró-cidadão começa a colher depoimentos de funcionários do órgão

spot_imgspot_img

A CPI do Pró-cidadão realizou na tarde desta quinta-feira, 12 de março, a primeira oitiva com Luis Fabiano Oliveira, funcionário de carreira que trabalhava desde 2005 no órgão, mas que foi transferido para outro setor. No momento, ele está afastado por licença médica.

Luis Fabiano afirmou que sua senha foi furtada e que foi usada para fazer “baixas no Mercado Público”, procedimento que nem tinha autorização para realizar. “Quando usaram a senha eu trabalhava no setor Imobiliário do Pró-cidadão que não tem acesso para fazer baixa. E usaram a senha às 7h, mas meu horário começava às 8h”.

O depoente apresentou outros dados que mostram a fragilidade do STM (Sistema Tributário Municipal), entre eles, o fato de servidores terceirizados também terem senhas e conseguirem realizar operações. “O sistema é muito falho e fácil de manipular”.

Ainda de acordo com Luis Fabiano, os funcionários eram orientados a não emprestarem ou passarem a senha para ninguém, nem mesmo para os colegas. Mas, que a proximidade das mesas entre os funcionários ou mesmo por meio das câmeras de monitoramento do local era possível identificar o código para entrar no sistema.

“Eu só soube que a minha senha foi roubada quando não consegui entrar no STM por estar bloqueado. O diretor do Pró-cidadão me disse que o acesso foi negado porque algumas senhas estavam sendo usadas para roubo ou clonagem. Eu quero retornar ao Pró-cidadão para provar que não fiz nada. É gente da Prefeitura que faz isso, gente acima de nós”, destacou o depoente.

O outro depoimento previsto para hoje não aconteceu porque a intimidada Evelise Brasil não compareceu. Ela que também trabalhava no Pró-cidadão e que está afastada vai ser novamente convocada pela CPI. Na próxima semana estão previstas novas oitivas.

Para o relator da CPI do Pró-cidadão, vereador Guilherme Pereira (PSD), o depoimento de hoje foi bastante esclarecedor. “As informações mostraram a vulnerabilidade do sistema que deixava muito falha na operação. Vamos chamar um a um dos supostos envolvidos até esclarecermos todos os fatos”.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img