17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

CREA-SC orienta à sociedade sobre a importância da atuação profissional e cuidados gerais para a qualidade do ar nos ambiente

spot_img

CREA-SC orienta à sociedade sobre a importância da atuação profissional e cuidados gerais para a qualidade do ar nos ambiente

spot_imgspot_img

 

 

Com objetivo de promover a melhoria da qualidade do ar em sua sede, inspetorias e escritórios, e conscientizar sobre a responsabilidade técnica na área, o Crea-SC está lançando, por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM), o Programa de Qualidade do Ar Interior (PQAI). Em sua primeira fase, o projeto irá distribuir cartazes e displays com informações sobre ações básicas de convívio e atitudes como a utilização dos atendimentos online por parte dos visitantes do Conselho, evitando o contato presencialmente. Na sede será implantado sistema de renovação do ar no Auditório das Plenárias, bem como aplicação do método natural de ventilação promovendo a circulação do ar.

Posteriormente, o programa irá realizar cursos de capacitação para profissionais do Sistema e fiscais do Conselho, para uma atuação específica na área, promovendo ainda mais ações. Há também um estudo para aquisição de equipamentos de renovação e de purificação do ar para todas unidades.

 

Em nenhum outro momento foi tão importante dar atenção para a qualidade do ar como o que estamos vivendo. A pandemia do novo coronavírus voltou o olhar da sociedade para um vírus que é transmitido não só pelo contato, mas também pelo ar e com forte poder de contaminação.

 

"O PQAI vem para algumas tarefas importantes: informar à comunidade profissional e a população sobre maneiras de promover a ventilação e renovação de ar, de modo a retirar dos ambientes fechados o ar degradado e trazer ar novo de fora. Essas ações e mecanismos promovem o restabelecimento dos níveis de oxigênio e gás carbônico do ambiente, além de retirar os vírus e bactérias do ar. Desta forma trazem qualidade de vida e saúde às pessoas. E neste momento de pandemia, reduzem drasticamente as possibilidades de contaminação", destaca o coordenador do programa, Eng. Mec. Osny do Amaral Filho.

Além de promover a melhoria da qualidade do ar no ambiente do CREA-SC, com a divulgação de materiais informativos, o PQAI tem sido referência nacional sobre o tema, tornando o Conselho estadual referência tecnológica em qualidade do ar interior.

 

"Como coordenador da CEEMM tenho a habilitação para participar da Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Industrial junto ao CONFEA, onde apresentei o programa de Santa Catarina que foi muito bem recebido, se tornando referência. A partir daí foi criado um Grupo de Trabalho para implementação de programa semelhante em todos os CREAs do Brasil, além da própria sede do CONFEA", celebra o Osny.

 

O programa desenvolvido no CREA-SC também tem como objetivo desencadear um movimento estadual no sentido de chamar a atenção da população e dos profissionais para o assunto.

 

"Acreditamos na importância da orientação e execução de ações de prevenção para a saúde em geral relacionada à qualidade do ar, bem como destacamos a importância de se contratar profissionais qualificados para instalação e manutenção de equipamentos de ar. Atitudes que já eram necessárias, mas que foram evidenciadas com a pandemia", destaca o presidente do Conselho, Eng. Civil e Seg. do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier.

 

 

Inicialmente o projeto prevê a orientação dos colaboradores, profissionais e a população que circula nas unidades do Conselho com material informativo que será entregue na sede, inspetorias e escritórios. O material reforça alguns cuidados relacionados ao decreto estadual nº 562/2020, e a portaria do CREA-SC nº 094/20, que trazem orientações sobre o novo coronavírus, com dicas como: deixar o local de trabalho arejado, regular a temperatura do ar condicionado, usar máscara e álcool em gel, manter o distanciamento necessário e utilizar os canais de comunicação do Conselho como site, telefone e e-mail, evitando a circulação nas unidades.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img