22.6 C
fpolis
quinta-feira, maio 26, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Criador do Movimento Quero um Brasil Ético fará palestra gratuita em Florianópolis

spot_img

Criador do Movimento Quero um Brasil Ético fará palestra gratuita em Florianópolis

spot_imgspot_img
Com carreira marcada por atuação como promotor de justiça em São Paulo de 1980 a 1983, e juiz de direito de 1983 a 1998, o jurista e professor Luiz Flávio Gomes estará em Florianópolis no dia 31 de julho para uma palestra gratuita às 19h, no Hotel Majestic. A convite da Associação dos Notários e Registradores de Santa Catarina (Anoreg/SC), ele vai falar sobre a maior operação de investigação de corrupção no País, com o tema “Lava Jato:
​​

 ética, cidadania e novas lideranças”. Ele também lança nessa data o livro 

​​

"O jogo sujo da corrupção". A palestra é aberta ao público mas tem vagas limitadas, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.anoregsc.org.br/.

 
A palestra é voltada a quem deseja compreender melhor
​​

 o momento pelo qual passa o Brasil e vai apontar caminhos para que o cidadão comum também possa contribuir  com o que Gomes chama de "limpeza". Para ele, é fundamental que a população tenha ciência e conheça os mecanismos pelos quais pode contribuir para a renovação dos políticos brasileiros, que na sua opinião é o único caminho para acabar com a corrupção.

 
Gomes fundou o Movimento Quero um Brasil Ético há cerca de seis meses de forma apartidária e vem realizando atos cívicos em várias cidades do Brasil e buscando o engajamento da população brasileira difundindo instrumentos que podem ser utilizados por qualquer pessoa para auxiliar na "depuração" do sistema político, independentemente de partidos ou da condução das investigações que estão em curso. Entre eles, estão os conceitos que denominou de "voto faxina", "cidadania vigilante", e "implodir para construir", que vai detalhar na palestra.
 
​​

A Anoreg/SC também busca com o evento compartilhar informações para aperfeiçoar o papel dos cartórios no combate à corrupção e lavagem de dinheiro. "Os cartórios já estão preparados e têm um sistema interligado pelo qual é possível comunicar a Receita Federal e o Ministério Público sobre operações suspeitas envolvendo bens até mesmo nas pequenas cidades. Podemos contribuir muito no atual momento do País", destaca o presidente da Anoreg/SC, Miguel Ortale.

 
Quem é Luiz Flávio Gomes: Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri (2001) e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da USP (1989). Criador do Movimento Quero um Brasil Ético. Jurista e professor em vários cursos de pós-graduação nacionais e internacionais, entre eles a Facultad de Derecho de la Universidad Austral, Buenos Aires (Argentina), já tendo publicado mais de 57 livros na área jurídica. É membro da Comissão de Reforma do Código Penal e Professor Honorário da Faculdade de Direito da Universidad Católica de Santa María (Arequipa/Peru). Atuou como Promotor de Justiça em São Paulo, de 1980 a 1983; Juiz de Direito, de 1983 a 1998; e Advogado, de 1999 a 2001.
spot_img