21.5 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Criador do 1º Jardim Botânico da Grande Florianópolis fala sobre o projeto até amanhã em São José

spot_img

Criador do 1º Jardim Botânico da Grande Florianópolis fala sobre o projeto até amanhã em São José

spot_imgspot_img

O consultor técnico que criou o projeto do primeiro Jardim Botânico da Grande Florianópolis, João Neves Toledo, ficará em São José até esta quarta-feira, dia 28/9. Ele está disponível para entrevistas sobre o projeto, localizado no Loteamento Residencial Jardim Botânico, no bairro Potecas, em São José.

Toledo também poderá falar com a imprensa no local onde está sendo criado o jardim botânico.

O Jardim Botânico deverá estar pronto em 2012, e no local já foram feitos trabalhos de recuperação de áreas anteriormente degradadas e realocação de espécies como bromélias e coqueiros. As atividades técnicas e científicas do Jardim Botânico já estão em andamento e a apreciação do seu processo de registro será feita pelo Sistema Nacional de Jardins Botânicos.

O arquiteto João Neves Toledo é Presidente da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas/MG, um dos jardins botânicos brasileiros mais ativos e dinâmicos. Ele integra a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e lidera o Programa de Apoio aos Jardins Botânicos no Brasil.

Atualmente existem 36 Jardins Botânicos no Brasil, mas apenas um deles está situado em Santa Catarina, o Jardim Botânico da Universidade Univille, criado em 2007, em Joinville.

O Jardim Botânico de São José já nasce dentro das Normas Internacionais de Conservação, cumprindo o Plano de Ação dos Jardins Brasileiros. Será um museu vivo de plantas organizadas, documentadas e identificadas, como ocorre com livros em uma biblioteca. Sua proposta será integrar ciência e meio ambiente. E, mais que um espaço didático-pedagógico, busca incentivar o gosto pela natureza, através do conhecimento e do lazer, promovendo o cuidado com o meio ambiente.

Localização:

O Jardim Botânico de São José, um espaço público, está integrado ao Residencial Jardim Botânico, empreendimento idealizado pela J.A. Construções. O objetivo é que os moradores do loteamento dividam o espaço com espécies da Mata Atlântica, com plantas consideradas endêmicas e ameaçadas de extinção, e com plantas úteis para recuperação ambiental e para a qualidade da vida humana. Mas, além dos moradores do loteamento, todo cidadão poderá visitar o Jardim Botânico.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img