fique por dentro de floripa

- Educação - Crianças dos Centros de Convivência da Prefeitura de Florianópolis participam de projeto de educação no trânsito

02.08.2019

Crianças dos Centros de Convivência da Prefeitura de Florianópolis participam de projeto de educação no trânsito

02.08.2019
Crianças dos Centros de Convivência da Prefeitura de Florianópolis participam de projeto de educação no trânsito
Foto: Leonardo Sousa/PMF

As mais de 400 crianças que frequentam os seis Centros de Convivência da Prefeitura de Florianópolis vão participar do projeto.

“Eu aprendi a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua”. Essa era a frase mais comentada pelas crianças que participaram da primeira ação do projeto “Transitolândia”, de educação no trânsito, realizada na manhã desta sexta-feira, 2, na sede do SEST/SENAT. Cerca de 25 crianças dos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Jardim Atlântico e do Monte Cristo participaram do encontro.

Quando as luzes do auditório se apagaram, a inquietação motivada pela curiosidade da criançada que estava presente era nítida. Mas instantes depois, quando as cortinas se abriram e o teatrinho com fantoches começou, os olhinhos não saíram mais do palco, onde o personagem Joãozinho, sua amiga Aninha e a agente da Guarda, Clara, encenavam preciosas lições e cuidados que eles devem adotar para que sejam pedestres conscientes. 

Com o tema “Criança esperta, fica alerta” e uma trilha sonora alegre, os pequenos curtiram do início ao fim, a programação do projeto, que também contou com uma breve palestra com orientações dos agentes da Guarda Municipal, seguida de uma simulação de como deve ser uma convivência segura no trânsito. Nessa última parte, as crianças foram divididas em 3 grupos para representar 3 papéis: a dos motoristas, o dos pedestres e a dos agentes da GMF. O objetivo era fixar a ideia de que cada um de nós desempenha um papel importante, com responsabilidades, direitos e deveres.

Bianca Bonatto Ribeiro, de 8 anos estava atenta e participou de tudo. “Aprendi que não pode passar em qualquer lugar, só na faixa e que não pode passar quando o sinal está verde, só quando a sinaleira está vermelha. Eu achei legal e gostei,” comentou a estudante, integrante do Centro de Convivência do Monte Cristo.

As mais de 400 crianças que frequentam os seis Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Prefeitura de Florianópolis vão participar do projeto. “A ideia surgiu devido ao fato de que as crianças do Centro de Convivência do Jardim Atlântico precisam atravessar a rua para acessar o local. Então, em seguida, articulamos é estendemos o projeto para todos os demais Centros,” afirma a Assistente Social e responsável pelo apoio técnico aos Centros de Convivência da Secretaria de AssistênciaSocial, Maria Gabriela da Rocha.

Cronograma do projeto “Transitolândia”

Local: Sede do SEST/SENAT, Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3635, Jardim Atlântico.

Agosto

05/08, às 14h - CCFV Monte Cristo
09/08, às 14h - CCFV Jardim Atlântico

Setembro

16/09, às 9h - CCFV Itacorubi
20/09, às 14h - CCFV Itacorubi

Outubro

14/10, às 9h - CCFV Costeira
18/10, às 14h - CCFV Costeira
25/10, às 14h - CCFV Costeira
28/10, às 14h - CCFV Tapera

Novembro

04/11, às 9h - CCFV Tapera
08/11, às 9h - CCFV Agronômica
11/11, às 14h - CCFV Agronômica

Serviço

O quê: Crianças dos Centros de Convivência vão receber o projeto de educação no trânsito, o “Transitolândia;
Onde: Sede do SEST/SENAT, Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3635, Jardim Atlântico;
Quando: De agosto até novembro.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Estudantes criam propostas para solucionar problemas na Capital

19.11.2019

Estudantes criam propostas para solucionar problemas na Capital

O que o Brasil pode aprender com a Finlândia?

11.11.2019

O que o Brasil pode aprender com a Finlândia?

Movimento SC Pela Educação promove evento para combater a evasão escolar na Grande Florianópolis

11.11.2019

Movimento SC Pela Educação promove evento para combater a evasão escolar na Grande Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.