Prefeitura e UFSC se reúnem para definir o cronograma da doação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira ao município

GeralPrefeitura e UFSC se reúnem para definir o cronograma da doação da...

Frio volta a SC com ciclone em alto-mar: mínima pode chegar a 0 °C na segunda e mar fica agitado no litoral

Defesa Civil prevê queda das temperaturas a partir de sábado (17), geada no Planalto Sul e no Meio-Oeste na segunda (19) e ondas de até 2,5 m em Florianópolis.

LIDE SC em São José: Décio da Silva, da WEG, detalha governança familiar e defende separar acionista e executivo

No encontro do LIDE Santa Catarina na Energiluz, nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho da WEG explicou como funciona a WPA e o conselho de família; painel reuniu Koerich, Docol, Ábaco, Herval, Nexti e Cota Real.

CODEPLAN inicia PPP de iluminação pública e cidades inteligentes para oito municípios do Planalto Norte

Reunião de abertura em Mafra, nesta sexta-feira (16), reuniu prefeitos, BRDE e o Consórcio Pontos de Luz; a previsão é de cerca de 18 meses até o leilão da concessão.

Fórum gratuito da ACATMAR qualifica para a economia do mar, que emprega quase 240 mil em SC

O VI Fórum de Capacitação Técnica ACATMAR acontece na terça-feira (20), no IFSC Câmpus Florianópolis-Continente, com nove palestras e inscrições gratuitas para quem trabalha ou quer trabalhar no setor náutico.

Compartilhe

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 16, com a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, e com o secretário de Obras, Domingos Zancanaro para tratar das questões práticas referentes à doação do terreno de aproximadamente 20 mil m² da UFSC para a Prefeitura, que vai viabilizar as obras de adequação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal.

Neste sentido, definiram o cronograma de atendimento das solicitações feitas pelo Conselho Universitário (CUn) da universidade como contrapartida pela doação. 

O prefeito anunciou que na semana que vem será apresentado ao CUn projeto contemplando as alterações sugeridas. Mas adiantou que a Prefeitura já iniciou a construção do novo centro de saúde do Pantanal – cuja ordem de serviço será dada na próxima semana – bem como a requalificação urbana da Região da Serrinha. Além do que, já estão em andamento as obras de desassoreamento do Rio Itacorubi, bem como de melhorias do sistema de esgoto da Região.

Já no próximo mês, vão ser deflagrados os trabalhos de melhoria da iluminação pública dentro da UFSC, a exemplo do que já aconteceu no entorno.

Terreno

O CUn autorizou a reitora a doar o terreno, que vai da Rua Delfino Conti até a Avenida César Seara, para a Prefeitura de Florianópolis, no último dia 06 de maio.

De acordo com o Diretor de Projetos da Secretaria de Obras, Carlos Alberto Riederer, as obras de adequação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira implicam na construção de um corredor com duas faixas exclusivas para ônibus, duas novas faixas para trânsito de carros, uma ciclovia e três canteiros, além da remodelação das duas faixas para trânsito de carros e dos passeios (calçadas) às margens da via, existentes hoje. Feito isso, a Rua Deputado Antônio Edu Vieira terá a sua largura aumentada em duas vezes e meia – passando de 12 metros para 30 metros de largura.

O alargamento desta rua de intenso movimento, pela qual passam diariamente 25 mil veículos nos dois sentidos, já havia sido aprovado pela Câmara Municipal em 2001. Na época, no entanto, a proposta era a de que fosse construído um canteiro central no lugar aonde agora pretende-se um corredor exclusivo para ônibus.

Conforme Riederer, esta alteração busca atender aos anseios do Ministério das Cidades, que defende melhorias que facilitem o fluxo do transporte coletivo. “Temos que fazer com que o transporte coletivo seja mais ágil do que o transporte individual”, destacou o diretor, haja visto que na última década a frota de automóveis de Florianópolis aumentou cerca de 40%, enquanto a população da cidade cresceu 23%.