19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Cuidados na hora de escolher o protetor solar

spot_img

Cuidados na hora de escolher o protetor solar

spot_imgspot_img

Na farmácia Dermus, de Florianópolis, uma linha de hidratantes a base de Aloe chega justamente para abastecer o verão com essas soluções.

O produto deve se adequar às características do tipo de pele de cada pessoa. Fórmulas manipuladas têm conquistado cada vez mais adeptos.

Que o protetor solar é o grande aliado no combate ao câncer de pele e ao envelhecimento precoce, todos sabem. O que poucos sabem é que na hora de escolher o produto, devem ser levados em conta alguns fatores para obter o filtro certo para cada tipo de pele. A escolha correta do fator de proteção depende do tempo que a pele pode ficar exposta ao sol sem queimar. Dependendo do tipo de pele, esse tempo varia de 5 a 30 minutos. O resultado deve ser multiplicado pelo Fator de Proteção Solar (FPS) para saber qual é o tempo de exposição ao sol com um filtro que não danifique a pele.

Mas não é só o fator de proteção que deve ser avaliado, pois o produto tem que se adaptar às necessidades de cada pessoa. Se a pele é oleosa, os não comedogênicos, filtros com substâncias que não obstruem os poros, são os mais indicados. Já a pele seca combina com texturas cremosas, que protegem e hidratam. Para crianças e pessoas de pele sensível são recomendados fotoprotetores sem fragrância e hipoalergênicos, isto é, que geralmente não provocam alergia. Também deve ser levado em conta a atividade que se pretende praticar, o tempo de permanência na água, o meio ambiente, intensidade da luz solar, estação do ano, alta ou baixa umidade, vento e outros fatores. Mas o importante mesmo é não esquecer que o protetor deve ser usado todo dia, faça chuva ou faça sol, pois a radiação ultravioleta existe da manhã até o anoitecer.

Ajuda de especialistas

Para ter mais segurança na hora de escolher um protetor, consultar um dermatologista é a melhor alternativa. Uma das soluções que ganha cada vez mais adeptos é a manipulação farmacêutica. Segundo dermatologistas e farmacêuticos, esta é uma maneira de obter produtos personalizados com garantia de qualidade e eficiência. Ao solicitar um filtro solar em uma farmácia de manipulação, o consumidor pode escolher a forma de apresentação (gel, loção ou creme), optar por inclusão de pigmentos e até mesmo o tipo de embalagem. “Pessoas com acne, por exemplo, podem solicitar a manipulação de filtros em gel, com fator de proteção adequado para a sua cor de pele”, afirma Gerson Appel, proprietário da farmácia Dermus e coordenador do Núcleo de Farmácias Magistrais da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis).

Gerson Appel também explica que o dermatologista deve prescrever uma fórmula ideal e exclusiva para cada tipo de pele, local de aplicação e necessidade de proteção aos raios UVA (ultravioleta A) e UVB (ultravioleta B) para que o paciente corra o menor risco possível. “Se o filtro utilizado permite que a pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo adequada ou que o produto utilizado deve ser reavaliado”, lembra o farmacêutico.

Cuidado também depois do sol

O sol é considerado um agente agressor externo para a pele. Ele não só atua na superfície, mas também atinge as camadas mais profundas. Após a exposição solar a pele fica mais sensível e requer cuidados para repor seu nível hídrico normal. Para garantir que a pele fique com uma aparência mais saudável é importante também investir em tratamentos depois da exposição solar. As formulações pós-solares hidratam e minimizam os efeitos provocados pela exposição ao sol. “Além de ser calmante e hidratante, todo produto pós-sol possui em sua formulação substâncias que diminuem a sensação desagradável de calor e vermelhidão produzida pelo excesso de sol na pele”, relata Gerson. O profissional acrescenta que, com a utilização de hidratantes após o sol, é possível evitar o ressecamento e, conseqüentemente, a descamação rápida da pele. Uma boa opção são os produtos que contêm em sua fórmula aloe vera, pois a substância auxilia a diminuir as dores das queimaduras e, principalmente hidratam.

Na farmácia Dermus, de Florianópolis, uma linha de hidratantes a base de Aloe chega justamente para abastecer o verão com essas soluções. Os produtos Serum Facial Pele Jovem (com algodão e aloe vera), Serum Hidratante Facial Pele Madura (com aloe e oliva), Emulsão Hidratante Corporal (com vitamina E e aloe vera), Esfoliante Corporal (com óleos vegetais e vitamina E) e Manteiga Hidratante Corporal (com manteigas vegetais e vitamina E) têm a função básica de hidratação, utilizando um ativo natural em sua composição.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img