16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Curso de Redes do SENAI Florianópolis participa da formulação do Enade

spot_img

Curso de Redes do SENAI Florianópolis participa da formulação do Enade

spot_imgspot_img

Depois de liderar o ranking do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) dos cursos superiores de Tecnologia em Redes de Computadores, o SENAI foi convidado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) a integrar a comissão assessora do ENADE 2011 na área. Um docente da unidade de Florianópolis já integra o grupo de cinco pessoas que definiu as diretrizes do exame e que vai coordenar a elaboração e revisão das novas questões para o Banco Nacional de Itens, do qual são elaboradas as provas.

O curso superior de tecnologia em Rede de Computadores do SENAI/SC está sendo representado pelo coordenador do curso Douglas de Macedo, que atua na instituição desde 2006. Além de definir os conteúdos que podem ser cobrados na prova, as diretrizes definidas para o ENADE também podem ser utilizadas pelos avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) durante as visitas em cursos, além de nortear as revisões e atualizações de currículos dos cursos de Redes de Computadores de todas as instituições.

Outro curso do SENAI em Florianópolis que se destacou é o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que recentemente foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, em uma escala de 1 a 5. Aspectos como infraestrutura, corpo docente, direção e coordenação foram alguns dos aspectos levados em consideração na avaliação, que foi feita com visita in loco e entrevistas com alunos e professores.

Para o diretor da unidade do SENAI em Florianópolis, João Lorenzett, “a seleção de um docente do curso significa que possuímos em nosso corpo docente profissionais com o mais alto nível de qualificação esperado pelo Inep, enquanto o reconhecimento do curso mostra que adotamos padrões de qualidade alinhados com a expectativa do ministério da educação”.

Sobre o SENAI Santa Catarina

O SENAI/SC apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância.

Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias captassem recursos de inovação. www.sc.senai.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img