23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Curtas catarinenses e longa argentino premiado são destaques desta segunda-feira no FAM

spot_img

Curtas catarinenses e longa argentino premiado são destaques desta segunda-feira no FAM

spot_imgspot_img

As produções catarinenses entram em destaque a partir desta segunda-feira, 20, no Festival Audiovisual Mercosul (FAM), com as estreias dos curtas Deserto Verde, Echá Pa’Lante e Buracão. À noite, o vencedor do prêmio de melhor filme no Festival de Mar del Plata, o argentino El Movimiento, será exibido na mostra competitiva de Longas do Mercosul. A programação acontece no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.  Veja detalhes no site do FAM 2016

A programação do quarto dia do FAM começa com as oficinas de Introdução à Direção de Fotografia e de Roteiro de Cinema. Na primeira, o proprietário da Navalha Produtora Audiovisual, Marco Aurélio Ribeiro, irá debater sobre os equipamentos e elementos utilizados ao longo da direção de fotografia de uma produção audiovisual. Já a roteirista do aclamado É Proibido Proibir (2007), Dani Patarra, ministrará uma oficina sobre o desenvolvimento do roteiros cinematográficos. Os dois workshops começam às 14h.

Às 16h30, a documentarista gaúcha Tatiana Sager convida para conhecer a dura realidade da prisão que é considerada a pior do Brasil. Mesmo em um país com um sistema carcerário precário, o presídio Central de Porto Alegre impressiona pelas condições degradantes e pelo poder exercido e demonstrado sem pudores pelos próprios detentos. Essa realidade é o plano de fundo para o documentário gaúcho “Central”, de 2015, que participa da Mostra Competitiva DOC-FAM.

Na mostra Paralelas, às 18h30 e às 20h, o paulista François Muleka é o convidado da noite. Com fortes influências baianas e africanas, o compositor mostrará um resumo de seus dois últimos trabalhos que misturam melodias populares com percussão de violão.

E no primeiro dia da Mostra Catarinense de Curtas, a partir das 19h, a diversidade de Santa Catarina fica evidente: três curtas sendo lançados e com temáticas bem diferentes. O documentário blumenauense Buracão, de Teka Simon e Camila Oliveira, conta as brasilidades de crianças no interior do país, enquanto o “Deserto Verde” de Juliana Kroeger alerta para os impactos ambientais provocados pela indústria papeleira instalada às margens do Rio Canoas, na Serra Catarinense. O último curta da noite, de Brian Ruiz, Cecília Brancher e Irene Gutierrez, “Echá Pa’Lante”, fala sobre agricultura, hábitos e a passagem do tempo no campo panamenho.

Para fechar o quarto dia, será apresentado o longa argentino El Movimiento, de Benjamin Naishtat, vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival de Mar del Plata. A história gira em torno do terror provocado pela organização paramilitar ligada ao caudilho Juan Manuel Rosas nos campas argentinos em 1835.

O FAM 20 anos tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes/Funcultural e Petrobras, com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision/ A.C.S

 
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img