20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Curtas de todo o Brasil na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

spot_img

Curtas de todo o Brasil na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

spot_imgspot_img

Dos 117 filmes inscritos, 77 foram selecionados para a Mostra Competitiva da 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre de 23 de junho a 10 de julho no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Entre os selecionados, predominam produções da região Sudoeste: São Paulo, com 31 curtas, Rio de Janeiro com 11, Minas Gerais, com seis e Espírito Santo com 3.

Há duas coproduções internacionais selecionadas: Uma coisa nova para Olli (Brasil/Inglaterra) e O Caminho das Gaivotas(Brasil/Cuba). Caminho das Gaivotas faz parte de um termo de cooperação artística e técnica em animação para a infância assinado entre os ministérios de Cultura dos dois países e terá estreia nacional na Mostra de Cinema Infantil.

Com supervisão de Luiza, diretora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, a curadoria foi realizada por Melina Curi. Entre os selecionados há 50 animações, 24 ficções e três documentários. Há também uma produção significativa de títulos infanto-juvenis no Sul do Brasil. Do Rio Grande do Sul foram selecionados seis filmes. Do Paraná e de Santa Catarina, quatro de cada Estado.

De Santa Catarina, concorrem as animações Doce turminha e a corda da viola e Turminha da vida, de Eduardo Drachinski,Purgamentum, de Yannet Briggiler e a ficção Joãozinho, bu!, de Rafael Martins. Todos os filmes selecionados para a Mostra Competitiva foram produzidos em 2010 e 2011, um sinal de que existe atualmente no Brasil uma produção regular voltada para as crianças, incluindo o gênero documental.

Os curtas concorrem a prêmios oferecidos pelo festival em parceria com a TV Brasil, no valor de R$ 5 mil para cada categoria: Melhor Filme de Animação, Melhor Filme de Ficção, Prêmio Especial (indicado pelas crianças) e Júri Popular. A Mostra também é um canal de distribuição via Programadora Brasil e Projeto Curta o Curta, além de divulgar e encaminhar a produção para outros festivais, cineclubes e escolas brasileiras.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img