20.1 C
fpolis
sábado, maio 4, 2024
Cinesystem

Custo de Vida de Florianópolis tem alta de 0,47% em agosto

spot_img

Custo de Vida de Florianópolis tem alta de 0,47% em agosto

spot_imgspot_img

O índice de Custo de Vida em Florianópolis fechou o mês de agosto com alta de 0,47%. O número foi 0,17 ponto percentual superior ao apurado no mês anterior – o aumento em julho foi de 0,30%.

O resultado foi calculado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e divulgado pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio de convênio firmado entre as instituições.

Houve aumento em todos os principais grupos que compõem o índice: Alimentação (0,40%), Produtos Não Alimentares (0,05%), Serviços Públicos (2,50%) e Outros Serviços (0,62%). A alta no grupo da Alimentação foi motivada pelos preços dos produtos de elaboração primária (que subiram 1,91%) e industrializados (1,21%), apesar dos produtos in natura terem registrado uma redução significativa pelo segundo mês seguido (queda de -5,13% em agosto).

Já a variação nos preços dos serviços públicos, com alta de 2,50%, foi conseqüência dos aumentos na tarifa de energia elétrica (12,85%) e de água e esgoto (6,82%). E no grupo de Outros Serviços, a principal influência foi o aumento de 2,53% nos serviços de assistência a saúde.

Como o índice de agosto, o acumulado dos últimos doze meses se manteve em 6,01%. A alta no ano totalizou 3,89% (em oito meses) – valor superior aos 3,48% do mesmo período em 2012. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 29 de julho a 31 de agosto 2013.

Sobre o índice

O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina, em trabalho coordenado por Hercílio Fernandes Neto. Reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag. 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img