19.9 C
fpolis
sexta-feira, maio 24, 2024
Cinesystem

Dada a largada: 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para seleção de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais

spot_img

Dada a largada: 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis abre inscrições para seleção de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais

spot_imgspot_img

A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, um dos maiores festivais de cinema para crianças do Brasil, abre inscrições para seleção de filmes que irão compor a 23ª edição, que será realizada de 12 a 20 de outubro de 2024. Realizadores poderão submeter curtas e longas-metragens nacionais e internacionais entre 9 de abril e 25 de maio. Serão avaliados pela curadoria filmes de animação, documentário e ficção, destinados ao público infantil ou infanto-juvenil e inéditos em Santa Catarina. Regulamento e inscrições estão disponíveis no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes/.   

As obras selecionadas serão conhecidas até 10 de julho, pelo site e redes sociais da Mostra. Os curtas estarão na Mostra Competitiva e os longas serão convidados para fazer parte da programação e exibidos durante o evento.

A curadoria irá selecionar os filmes a partir de critérios como qualidade técnica e artística, conteúdo próprio para o público infantil, de acordo com a classificação indicativa do Ministério da Justiça, de caráter lúdico e/ou educativo. 

“O que vem por aí será um retrato das infâncias atuais, e também da qualidade de conteúdo e técnica do audiovisual para as crianças, que tem melhorado a cada ano. Estou curiosa para ver os filmes que vamos receber e ver os temas que serão abordados pelos realizadores neste ano. Normalmente o audiovisual acompanha os debates importantes da sociedade e para os direcionados para as crianças não é diferente. Percebo que cada vez mais este segmento é visto como estratégico para o país, pois ele trata da formação de plateia, fundamental para o mercado como um todo”, afirma Luiza Lins, diretora da Mostra há 23 anos. No ano passado, ela assumiu cadeira no Conselho Superior de Cinema e fez a frente do Movimento pela Infância e Audiovisual, que lançou a Cartilha Propositiva MIA, sobre a potência histórica do público infantil e a importância das políticas públicas para o segmento.

Mostra irá premiar vencedores

Todos os curtas-metragens participantes da Mostra Competitiva concorrerão a três prêmios: Melhor Filme Nacional, votado por um Júri Oficial; Melhor Filme, votado por Júri Popular; e Prêmio Especial das Crianças, votado por um Júri Infantil. Cada um dos vencedores receberá o valor de R$ 1.500,00. O Melhor Filme Internacional receberá troféu e certificado da 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. 

Sobre a Mostra

A 23ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis começa no dia 12 de outubro e segue até 20 do mesmo mês, dessa vez no Teatro Ademir Rosa e na sala de Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura.

Além de estar nesses importantes espaços culturais, a Mostra ocupa a cidade por meio de exibições em escolas e comunidades. E ainda: uma seleção de filmes  será disponibilizada online, na plataforma Itaú Cultural Play.

Uma iniciativa da Lume Produções Culturais, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo e tem o patrocínio do Itaú.

Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense. Em sua última edição, em 2023, exibiu 100 filmes, entre curtas-metragens nacionais e internacionais, e oito longas-metragens convidados. Esteve em diversos espaços da cidade e chegou a mais de 100 instituições de ensino municipais. Alcançou cerca de 30 mil pessoas. 

Serviço 

Inscrições para seleção de filmes para a 23º Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

De 9 de abril a 25 de maio de 2024

Formulário disponível em https://www.mostradecinemainfantil.com.br/inscricoes/

Siga a Mostra nas redes

https://www.instagram.com/mostradecinemainfantil/
https://www.facebook.com/mostradecinemainfantil/
https://www.youtube.com/mostradecinemainfantil
editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img