20.8 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Dança em Cena acontece de 12 a 16 de junho em Florianópolis

spot_img

Dança em Cena acontece de 12 a 16 de junho em Florianópolis

spot_imgspot_img

O Dança em Cena chega à terceira edição. Com programação ampliada — em 2019 serão cinco dias de mostras —, novidades como residência artística e grupos convidados, o evento ocorre de 12 a 16 de junho no Floripa Shopping. Tudo gratuito!

Este ano, o projeto terá cinco dias de Mostra de Dança, duas noites de apresentações de companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, dois workshops de capacitação para profissionais, uma residência artística na comunidade Saco Grande e ainda apresentações especiais ao longo da mostra de algumas "tribos" de dança.

Além dos ritmos como balé, jazz, dança contemporânea, street dance e dança de salão, entre outros, o evento também abre espaço para o K-Pop, dança baseada em ritmos do pop sul-coreano que é um fenômeno mundial, conta com uma legião de praticantes por aqui e, no entanto, ainda tem pouco acesso a festivais.

O sucesso de público e participação de bailarinos nas duas primeiras edições reforça a vocação do Estado para a dança e evidencia a importância do Dança em Cena no meio, já que se trata de um projeto com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e com programação eclética: tem espetáculos, performances, coreografias, oficinas, workshops e bailes de dança de salão.

Dessa forma, proporciona o acesso à experiência de palco de forma democrática, com a possibilidade de participação de bailarinos de todas as idades e classes sociais — amadores e que têm sido destaque em festivais de dança. Como consequência, o evento também contribui para formação de plateia.

— Tanto em SC como em todo o país existe enorme dificuldade na manutenção das companhias e grupos profissionais. Diante disso, o objetivo do Dança em Cena é incentivar a pesquisa dos grupos que estão nessa busca. O critério da curadoria para a Mostra é identificar os trabalhos sendo desenvolvidos pela região e que estão em destaque no cenário da dança com pesquisas diferentes e que exploram diversas modalidades de dança — destaca Aline Menezes, diretora artística do evento.

O Dança em Cena é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping e da Estapar. A coordenação geral é da Marte Cultural.

Companhias convidadas

A Mostra do Dança em Cena ocorre durante cinco dias em 2019 e a programação está ainda mais diversificada. Além das apresentações dos inscritos, cada dia terá performance de grupos profissionais, alguns de fora do Estado.

Entre os convidados, está a Cia Street Xtreme, de Curitiba, dirigida por Eládio Prados. Também está a Kaiorra Grupo de Dança, de Camboriú, dirigida por Iolanda Hann, grupo que está ativo no circuito da dança; N-Cia de Dança, de Palhoça; Grupo Abayomi, de Florianópolis; Cia Garopaba Atitude; South Flavor Cenarium, de Florianópolis

K-Pop, um fenômeno mundial

O K-Pop é um movimento gigante no mundo inteiro. O nome fez referência à expressão em inglês Korean Pop, ou Pop Coreano. Começou como uma febre musical que expandiu a cultura pop sul-coreana – ficou mais conhecido depois da irresistível Gangnam Style, do rapper Psy, ganhar o globo. Hoje é um fenômeno a partir das boy e girl bands e suas coreografias — como o frenético girlgroup MOMOLAND e o hit BOOM BOOM  ou a banda iKON, que estourou em 2018 com a música Love Scenario.Em SC, chegou há não muito tempo e já caiu no gosto de quem ama dançar.

— A iniciativa de trazer para o evento essa modalidade é para ampliar o acesso aos jovens adolescentes a um meio saudável que incentiva o estudo da arte e que possam ir além dos estudos em casa, fechados com o mundo da internet. Assim, agregamos mais espectadores e futuros bailarinos, dedicados e estudiosos querendo se aperfeiçoar. Afinal, o K-Pop bebe muito da fonte das danças urbanas e sociais — diz Aline Menezes, diretora artística do evento.

Celebra – Companhias em Destaque

O Celebra já é um tradicional evento paralelo que reúne em uma noite as companhias de dança com destaque na cena de Florianópolis de SC no Teatro Pedro Ivo. É a noite de gala do Dança em Cena e será no dia 15 de junho (sábado), a partir das 20h.

Baile Arena – Espetáculo Interativo

Outro evento aguardado do Dança em Cena é o Baile Arena, um espetáculo Interativo de Dança de Salão realizado no palco do Teatro Pedro Ivo. A ideia é convidar o público a se experimentar e experienciar a dança, borrando a fronteira do palco e da plateia. Assim, o artista vira público e o público vira artista, com apresentações de bailarinos e dançarinos locais e profissionais convidados. O ambiente é de um grande salão de baile, reproduzido com mesas, cadeiras e pista de dança.

Capacitação profissional

Em paralelo à Mostra principal, o Dança em Cena foca na capacitação dos profissionais de dança da cidade com dois workshops com convidados de renome nacional: Eladio Prados e Fernanda Fiuza. Cada workshop tem quatro horas de duração e ocorre na Cenarium Escola de Dança, no bairro Itacorubi. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de maio pelo site do evento.

Residência Artística

Dentre as novidades desta edição está a Residência Artística para montagem de performance com jovens do Grupo de Dança do Conselho Comunitário do  Saco Grande. O objetivo é montar uma coreografia para o grupo que depois será apresentado na Mostra do Dança em Cena. A residência será realizada pelos coreógrafos Gui Fant e Julia Milan nos dias 6, 7, 13, 14, 15 e 16 de junho.

Programação completa

Quarta, 12/6

 Mostra de Dança, no Floripa Shopping

19h: Mostra de Dança (primeira sessão)

20h: Cia Convidada: Street Extreme, de Curitiba

20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)

21h30: Encerramento – interação do Núcleo Setorial de Danças Étnicas e Fusões da ACI

Quinta, 13/6

Mostra de Dança, no Floripa Shopping

19h: Mostra de Dança (primeira sessão)

20h: Cia Convidada: N – Cia de Dança, de Palhoça

20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)

21h30: Encerramento – Interação do Núcleo Setorial de Dança de Salão – ACIF

Sexta, 14/6

Mostra de Dança, no Floripa Shopping

19h: Mostra de Dança (primeira sessão)

20h: Cia Convidada: Kaiorra, de Camboriú

20h30: Mostra de Dança (segunda sessão)

Sábado, 15/6

Mostra de Dança, no Floripa Shopping

11h: Mostra de Dança (primeira sessão)

 14h: Mostra K-Pop em Cena (segunda sessão)

15h: Mostra de Dança (terceira sessão)

Apresentação no Teatro Pedro Ivo

20h: Celebra – Companhias em Destaque – apresentação dos grupos South Flavor Cenarium (Florianópolis), N – Cia de Dança (Palhoça), Grupo Abayomi (Florianópolis), Cia Kaiorra (Camboriú) e Participação Especial ACIC (Florianópolis)

Domingo, 16/6

Mostra de Dança, no Floripa Shopping

10h: Ensaio Aberto Residência Artística, no Floripa Shopping

12h: Aulão Fit Dance

13h: Mostra de Dança (primeira sessão)

16h30: Cia Convidada: Cia Garopaba Atitude, de Garopaba

17h: Mostra Urbanas em Cena (segunda sessão)

Baile Arena, no Teatro Pedro Ivo Campos

20h: Baile Arena – Espetáculo interativo de danças a dois, que proporciona a conexão entre o público e o artista através da proximidade com a cena, na vivência do palco em estilo arena.

Serviço

O quê: Dança em Cena 2019

Quando: 12 a 16 de junho

Onde: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo e Cenarium Escola de Dança

Quanto: gratuito

Informações: www.dancaemcena.com.br

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img