fique por dentro de floripa

- Variedades - Dandara Manoela convoca todas as orixás femininas em “Pretas Yabás”

10.12.2020

Dandara Manoela convoca todas as orixás femininas em “Pretas Yabás”

10.12.2020
Dandara Manoela convoca todas as orixás femininas em “Pretas Yabás”
Foto: por Bolivar Alencastro

A canção é uma verdadeira celebração ao protagonismo da mulher negra, reafirmado em clipe todo gravado no centro de Florianópolis

 

São Paulo, dezembro de 2020 - A cantora e compositora catarinense Dandara Manoela convoca todas as Orixás femininas em seu novo single, “Pretas Yabás”. A canção é uma grande exaltação à potência e ao protagonismo da mulher negra. De forma poética, exalta sua resistência e ancestralidade. 

 

"A música ‘Pretas Yabás’ aborda o deslocamento simbólico das mulheres negras da base da pirâmide social, do lugar mais silenciado e negligenciado, para o centro, o foco. Faz menção ao espaço que elas vêm ocupando, com muito esforço e luta diária, para serem ouvidas, terem mais acessos e direitos garantidos”, explica Dandara Manoela. “A música é um lembrete de que todas as mulheres negras são rainhas, eram em África e continuam sendo aqui”, completa Renata Schlickmann, produtora executiva do projeto.

 

A produção musical é assinada por Érica Silva (Mulamba). "’Pretas Yabás’ foi um presente. Nela eu entendi que a produtora que há em mim pode realizar muitas coisas. E eu não vou parar, a MPB (música preta brasileira) produzida por mulheres pretas vai rasgar o mercado musical de cima a baixo."

 

Mais do que uma simples música, esta canção é um chamado.

 

O clipe

"O clipe é uma provocação da norma, o tremor simboliza deslocamento. Mulheres negras ao centro, sendo vistas e ouvidas, ocupando nosso lugar", define Dandara Manoela. Com direção de Elisa Schmidt, a obra audiovisual foi gravada no centro de Florianópolis (SC) e ilustra a poesia da potência de mulheres pretas reunidas. “Para mim, Dandara Manoela é uma personalidade representativa para as lutas sociais da mulher negra, uma vez que se posicione de maneira cuidadosa e a fim de incluir, bem como valorizar às outras mulheres. Sua voz traz expressividade aos anseios da pele e da alma, para fazer tremer a base da pirâmide social, constituída por mulheres negras, e torná-las o foco, ou centro”, define Schmidt.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Eu Me Cast terá estúdio de verão em Florianópolis

18.01.2021

Eu Me Cast terá estúdio de verão em Florianópolis

Paradigma Cine Arte indica filmes do Festival Varilux de Cinema Francês mais aclamados pelo público

14.01.2021

Paradigma Cine Arte indica filmes do Festival Varilux de Cinema Francês mais aclamados pelo público

Programação final de semana Jurerê Open Shopping

13.01.2021

Programação final de semana Jurerê Open Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.