21.8 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Dário Berger pede empenho e criatividade ao colegiado municipal

spot_img

Dário Berger pede empenho e criatividade ao colegiado municipal

spot_imgspot_img

Um controle rígido nas despesas, aliado a um plano estratégico de trabalho e muita criatividade para superar as dificuldades que poderão surgir como reflexo da crise financeira foram as principais recomendações dadas pelo prefeito Dário Berger durante a primeira reunião com novos e antigos membros do colegiado municipal nesta quarta-feira (18/03). “É preciso um esforço grande da equipe para que possamos realizar os investimentos que a cidade precisa, dentro de um plano de controle e contenção de gastos”, explicou o prefeito.

Durante a reunião foram apresentadas as diretrizes que devem ser observadas pelo secretariado, com vistas à implementação das metas de atuação para que a prefeitura funcione num contexto sistêmico, focado em resultados. No encontro foram abordadas questões como controle de despesas, execução orçamentária e políticas de gestão. Foi discutida ainda a adequação do horário de expediente de trabalho às necessidades da prefeitura, a importância da realização de ajustes para evitar distorções em relação ao pagamento de horas extras, bem como a definição de uma nova política para ampliação de jornada de trabalho, visando contenção de gastos.

Segundo o Secretário de Finanças e Planejamento, Augusto Hinckel, a preocupação com o corte de despesas tem fundamento. Mostrou uma planilha da arrecadação municipal no primeiro bimestre de 2009 em relação ao mesmo período em 2008. Pelos dados, houve uma redução de 3,8% nas receitas do município, que caíram de R$ 80,8 milhões para R$ 77,7 milhões. Se considerada a correção monetária o percentual chega perto de 10%. Por outro lado, no mês de janeiro de 2009, a folha de pagamento sofreu um acréscimo de 25% comparado ao mesmo período do ano passado. “Os dados indicam que a crise começou a chegar e que pode se agravar ainda mais nos próximos meses se não ficarmos atentos e tomarmos algumas precauções”, revelou Hinckel.

No encontro com o colegiado, o prefeito Dário Berger também abordou a estrutura organizacional das secretarias, com vistas à realização de ações integradas, e recomendou critérios para a composição das equipes nos departamentos e divisões. O chefe do Executivo Municipal pediu para que cada secretário apresente até o final do mês um plano de estratégias e alternativas para reduzir custos, racionalizar os gastos públicos e implementar ações.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img