16.5 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Debates da Conferência de Saúde de Florianópolis começam nesta quinta-feira

spot_img

Debates da Conferência de Saúde de Florianópolis começam nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Uma aula sobre Saúde Pública foi ministrada pelo professor Marcos da Ros, especialista no assunto, na noite de abertura da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Florianópolis, nesta quarta-feira, 10, no Centro de Eventos da UFSC. Os debates e a discussão sobre as propostas que irão melhorar a atenção à saúde da população começam na tarde desta quinta-feira, 11, com a participação de pelo menos 500 inscritos. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura. 

Nesta etapa, comunidade e profissionais de saúde formarão oito grupos de trabalho divididos entre os temas “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”, “Participação social”, “Valorização do trabalhão e da educação em saúde”, “Financiamento do SUS e relação público-privado”, Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”, “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

A conferência municipal elegerá seus delegados para participação na conferência estadual que, por sua vez, indica seus representantes em nível nacional. Na última conferência, foram apresentadas 800 propostas de mudanças visando a qualidade no acesso aos serviços de saúde de Florianópolis. Destas, segundo levantamento da comissão organizadora, pelo menos 40% já foram efetivadas e trouxeram bons resultados aos usuários do SUS na Capital.

Uma delas é a garantia de que o SUS na capital catarinense tem sua gestão totalmente pública, sem a participação de organizações sociais, fundações públicas, de direito privado e correlatas, o que já acontece em Florianópolis. Outro exemplo é a municipalização da rede laboratorial e de diagnóstico. Atualmente, a marcação já é feita de forma mais rápida – muitas vezes no mesmo diua ou em prazo máximo de cinco dias úteis.

Programação

Quinta-feira (11)

14h – Leitura e aprovação do regulamento

14h30 às 21h – Grupos de discussão por eixos temáticos

Sexta-feira (12)

14h – Plenária final (apresentação de propostas)

17h – Escolha dos delegados da Conferência Estadual de Saúde

18h – Encerramento

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img