25 C
fpolis
quarta-feira, janeiro 19, 2022
cinesytem

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

spot_img

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina iniciou os testes com o radar meteorológico móvel. O aparelho está em Florianópolis, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Até domingo, 20, técnicos da Defesa Civil SC e da fabricante Enterprise Electronics Corporation (E.E.C), com sede nos Estados Unidos, certificarão a parte física do produto conforme o edital de compra.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, a equipe avaliou nesta quarta-feira, 16, o desempenho da antena do equipamento. "Hoje verificamos a precisão do radar meteorológico, especialmente a antena. Ela está dentro da potência e frequência indicada no edital. O giro máximo é de seis voltas por minutos. Trabalhamos com um alcance de 60km aqui em Florianópolis, sendo que, quanto menor a distância, mais detalhes podem ser captados", explica o gerente.

Na semana que vem, iniciam-se os testes de software (programa) do radar, que será feito na Epagri/Ciram. Devem participar desta etapa técnicos da Defesa Civil SC, meteorologistas da Epagri/Ciram, alunos de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Após esse período, será realizada a operação assistida por um técnico da empresa para verificar o desempenho do equipamento adquirido pelo Estado. O radar meteorológico móvel será responsável pela cobertura do Extremo Sul de SC. Ele abrangerá cerca de 52 municípios da região. Em casos extremos de desastres, o aparelho também poderá ser deslocado para qualquer região por um reboque. O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3,4 milhões.

O coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, que participou dos testes, lembra que o radar móvel sul ficará posicionado em Araranguá, ao lado do Farol do Morro dos Conventos, dentro da área da Marinha, e que está sendo providenciado junto ao órgão a autorização para iniciar a infraestrutura para o recebimento do equipamento.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

spot_img
spot_img