24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

spot_img

Defesa Civil de Santa Catarina faz teste com radar meteorológico móvel em Florianópolis

spot_imgspot_img

A secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina iniciou os testes com o radar meteorológico móvel. O aparelho está em Florianópolis, no Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros. Até domingo, 20, técnicos da Defesa Civil SC e da fabricante Enterprise Electronics Corporation (E.E.C), com sede nos Estados Unidos, certificarão a parte física do produto conforme o edital de compra.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, a equipe avaliou nesta quarta-feira, 16, o desempenho da antena do equipamento. "Hoje verificamos a precisão do radar meteorológico, especialmente a antena. Ela está dentro da potência e frequência indicada no edital. O giro máximo é de seis voltas por minutos. Trabalhamos com um alcance de 60km aqui em Florianópolis, sendo que, quanto menor a distância, mais detalhes podem ser captados", explica o gerente.

Na semana que vem, iniciam-se os testes de software (programa) do radar, que será feito na Epagri/Ciram. Devem participar desta etapa técnicos da Defesa Civil SC, meteorologistas da Epagri/Ciram, alunos de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Após esse período, será realizada a operação assistida por um técnico da empresa para verificar o desempenho do equipamento adquirido pelo Estado. O radar meteorológico móvel será responsável pela cobertura do Extremo Sul de SC. Ele abrangerá cerca de 52 municípios da região. Em casos extremos de desastres, o aparelho também poderá ser deslocado para qualquer região por um reboque. O investimento do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, é de R$ 3,4 milhões.

O coordenador regional de Defesa Civil na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, Sebastião Antônio de Souza, que participou dos testes, lembra que o radar móvel sul ficará posicionado em Araranguá, ao lado do Farol do Morro dos Conventos, dentro da área da Marinha, e que está sendo providenciado junto ao órgão a autorização para iniciar a infraestrutura para o recebimento do equipamento.

As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img