23.7 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Descubra o último desejo de Sigmund Freud na Livrarias Catarinense

spot_img

Descubra o último desejo de Sigmund Freud na Livrarias Catarinense

spot_imgspot_img

Gustavo Gava lança livro no qual aborda as influências das novas descobertas científicas na Teoria do Inconsciente freudiana

Na próxima quinta-feira, dia 2 de dezembro, os estudiosos das teorias de Freud têm encontro marcado na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping. O autor Gustavo Luiz Gava, especialista em Noergologia, lançará o livro O Último Desejo de Freud – Requiem à Teoria do Inconsciente, no qual afirma que Sigmund Freud, em seus últimos dias de vida, percebeu a necessidade de reformular algumas de suas famosas teorias.

O autor focou em sua obra a reformulação da Teoria do Inconsciente, na qual Freud deu ao conceito de inconsciência um status científico, ato não compartilhado por várias áreas da ciência e da psicologia. Seus conceitos de inconsciente, desejos inconscientes e repressão foram revolucionários porque propuseram uma mente dividida em camadas ou níveis, dominada por vontades escondidas sob a consciência e que se manifestam por meio de lapsos ou sonhos.

Gustavo Gava afirma que o objetivo do livro não é corromper a imagem de Freud, e sim, fazer uma crítica teórica aos defensores do freudismo que se encontram no ostracismo metodológico e científico diante das descobertas do chamado terceiro milênio. No livro, velhas ideias são combatidas com novas descobertas, ampliando os horizontes das teorias freudianas.

“Se não fosse pelo trabalho investigativo de Freud sobre a psique humana, talvez hoje ainda estivéssemos defendendo a ideia de que o pensamento humano é invadido por energias demoníacas. Agora, em pleno século XXI, defender estaticamente o que o próprio Freud não mais defenderia, é um caminho nocivo para a raça humana”, explica o autor.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira destinada ao resgate histórico e teórico da obra de Freud, e a segunda com foco na apresentação da nova leitura das questões freudianas em relação à teoria do inconsciente, respaldada nas últimas pesquisas realizadas pela Noergologia, novo paradigma da Psicologia que estuda o homem não mais como um ser passivo, mas como um indivíduo ativo e criador.

A pesquisa apresentada na obra contou com a participação de cientistas renomados mundialmente, como a psicóloga Elizabeth Loftus, autora de O Mito das Memórias Reprimidas, o ex-psicanalista Frederick Crews, autor de As Guerras da Memória, entre outros pesquisadores que concederam informações relevantes para a investigação do autor.

Sobre o autor

Gustavo Luiz Gava é especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, especialista em Noergologia pelo NIP – Noergologia Instituto de Pesquisas do campus Universitário Bezerra de Menezes e graduado em Filosofia pela FACEL – Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras.

Atualmente Gustavo Gava é coordenador de pesquisas do NIP e dedica-se a pesquisas, obras literárias e consultorias pessoais. Junto a um grupo formado por profissionais das áreas da saúde e humanas, coordena um centro de excelência em consultoria humana.

Com frequência participa de congressos de medicina integrada, seminários de atualização em neurociência e desenvolve estudos sobre os fenômenos que envolvem a Noergologia, apontada por especialistas como as base de uma nova ciência do terceiro milênio.

Sobre o evento

O lançamento do livro O Último Desejo de Freud – Requiem à Teoria do Insconciente (Juruá Editora; 208 pág.; R$ 54,90), do autor Gustavo Luiz Gava, será no dia 2 de dezembro, a partir das 19h, na Livrarias Catarinense no Beiramar Shopping, Rua Bocaiúva, nº 2468, piso Joaquina, em Florianópolis. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (48) 3271.6030.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img