22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Desenvolvimento dos Territórios Rurais acontecerá em Florianópolis

spot_img

Desenvolvimento dos Territórios Rurais acontecerá em Florianópolis

spot_imgspot_img

Primeira reunião de governadores da América Latina para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais acontecerá em Florianópolis

Florianópolis (9/3/2009) – A primeira reunião plenária da Rede de Governos Subnacionais para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais Latino-Americanos nesta terça-feira (10), às 9 horas, no Hotel Costão do Santinho. O evento, organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (SPG), encerra na quarta-feira (11).

O objetivo do encontro é aprofundar a discussão sobre a descentralização das atribuições governamentais, por meio de exposições, palestras e mesa de trabalhos, além da elaboração de um documento apontando os princípios básicos e substanciais para avançar no processo de desenvolvimento rural.

O encontro foi idealizado em um evento realizado em Santiago do Chile, em novembro de 2008, e que contou com a presença de governadores e representantes de governos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

O evento contará com a presença do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique; com o coordenador da rede de Governos Subnacionais para o Desenvolvimento dos Territórios Rurais Latino-Americanos, Lázaro Cárdenas Batel, ex governador do Estado de Michoacán, no México, e ainda com o membro do Centro Latino-Americano para o Desenvolvimento Rural (RIMISP), Germano Escobar.

Na terça-feira, após a solenidade de abertura, haverá dois painéis. O primeiro, “A volta do território neoliberal, globalização e crises”, será apresentado por Sergio Boisier. O segundo, “A experiência espanhola de descentralização do desenvolvimento rural: lições para América Latina”, será explanado por José María Caballero. A última atividade do dia acontece às 18 horas, com a apresentação da proposta do tema de trabalho e local da próxima reunião da rede.

Já na quarta-feira (11), haverá visita de campo aos produtores de ostras do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, visita a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e também à atividade de Agricultura Familiar do interior do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img