21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Desfile cívico reúne mais de 5 mil pessoas em Florianópolis

spot_img

Desfile cívico reúne mais de 5 mil pessoas em Florianópolis

spot_imgspot_img

O desfile cívico-militar de Sete de Setembro marcou a comemoração dos 194 anos da Proclamação da Independência do Brasil. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, 7, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas, conforme a Polícia Militar.

O desfile foi organizado por meio de parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, Liga da Defesa Nacional e organizações militares.

A chegada do fogo simbólico da pátria marcou o início da abertura do desfile. A chama foi conduzida pela atleta da equipe da ginástica rítmica do Instituto Estadual de Educação, Vitória Aparecida da Silva. O fogo simbólico foi criado em 1937 para ser o símbolo que representa o ardor patriótico do povo brasileiro.

O grupamento escolar com cerca de 2,5 mil estudantes da Grande Florianópolis foi o primeiro a desfilar, com a Escola de Educação Básica Wanderley Junior do Bairro Ipiranga, de São José,  seguida da Dom Jaime de Barros Câmara, Ildefonso Linhares, Venceslau Bueno, Maria do Carmo de Souza, Instituto Estadual de Educação e pelo Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Para o secretário da Educação, Eduardo Deschamps é um momento muito importante, com o estudantes participando do momento cívico de honra à pátria, assim como a participação das famílias presentes.

Após a passagem das escolas pela Passarela Nego Quirido, foi a vez das instituições militares. Pelotões da 14ª Brigada da Infantaria Motorizada, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Ambiental, de Choque, policiamento com cães, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Bope, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Estadual, entre outras.

Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas, as viaturas foram apresentados ao público. Também integraram o desfile o Clube de Desbravadores, a União dos Escoteiros do Brasil, Legião da Boa Vontade, Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária, ex-combatentes do Brasil, Hospital de Guarnição de Florianópolis, Companhia Indestrutíveis e Veteran Car Club.

As informações são da Assessoria de Comunicação do governo do Estado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img