17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Desfile de cortejos anuncia Ciclo do Divino em Florianópolis

spot_img

Desfile de cortejos anuncia Ciclo do Divino em Florianópolis

spot_imgspot_img

As comunidades açorianas em todo o mundo festejam a partir deste mês a devoção ao Espírito Santo. Em Florianópolis, onde essa manifestação cultural resiste ao tempo, um desfile com bandeiras e cortejos de 14 comunidades da Capital e de quatro municípios da região anuncia o início das festividades, preservando a tradição trazida do arquipélago dos Açores. O lançamento do Ciclo do Divino Espírito Santo 2011 acontece neste sábado (28/05), a partir das 9h30, numa promoção da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina.

Participam do desfile comitivas de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Governador Celso Ramos e de Florianópolis. A concentração dos grupos será no Forte Santa Bárbara, que ganhará decoração especial alusiva ao tema. Após a bênção dos pães com os setes dons do Divino, os participantes sairão pela área central da cidade, passando pelas ruas Antônio Luz, Conselheiro Mafra, Deodoro e Avenida Paulo Fontes, contornando o Mercado Público.
A comitiva segue ainda pelas ruas Jerônimo Coelho, Felipe Schmidt e Arcipreste Paiva, em direção ao Largo da Catedral, onde haverá uma cerimônia, com participação da soprano Claudia Todorov, para marcar o encontro das bandeiras das comunidades que realizam as festas. Ao final do evento, serão soltos 263 balões nas cores vermelha e branca, em homenagem à chegada dos imigrantes açorianos, em 1748, na antiga Desterro – atual Florianópolis.
Na quarta-feira (8/06), será feita a abertura oficial do Ciclo do Divino Espírito Santo, com o hasteamento da Bandeira do Divino na sede da Fundação Franklin Cascaes, anunciando à cidade o início do período de festividades, que vai de maio a setembro. A cerimônia acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 8010/2009, que institui a data comemorativa na quarta-feira anterior ao Domingo de Pentecostes pelo calendário móvel da Igreja.
Neste dia, também será inaugurada a exposição fotográfica “Divina Tradição”, que reúne imagens das festas realizadas em 2010. A mostra ficará aberta à visitação pública até sábado (11/06), com atendimento das 9h às 19h, Depois desse período, a exposição vai itinerar pelas comunidades que participam do ciclo.

Serviço:

O Quê: Lançamento das festividades do Ciclo do Divino Espírito Santo

Onde: Forte Santa Bárbara – sede da Fundação Franklin Cascaes
Rua Antônio Luz 260 – Centro

Quando: sábado (28/05) – 9h30

9h – Concentração dos Festeiros para Desfile
Bênção dos pães do Divino Espírito Santo
Local: Forte Santa Bárbara/ Fundação Franklin Cascaes – Centro

10h – Desfile dos cortejos do Divino
Local: Ruas centrais da cidade

11h30 – Encontro das Bandeiras
Local: Largo da Catedral – Centro

12h30 – Confraternização dos Festeiros
Local: Forte Santa Bárbara/ Fundação Franklin Cascaes – Centro

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img