18.3 C
fpolis
terça-feira, maio 21, 2024
Cinesystem

Dia de Campo em Antônio Carlos apresenta tecnologias sustentáveis para o cultivo de hortaliças

spot_img

Dia de Campo em Antônio Carlos apresenta tecnologias sustentáveis para o cultivo de hortaliças

spot_imgspot_img

Nos dias 15 e 16 de maio o município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, recebe  cerca de 500 pessoas entre agricultores, técnicos e estudantes para o Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças. Promovido pela Epagri pelo oitavo ano consecutivo, o evento será na propriedade rural de Aloísio Guesser, onde terá visitas guiadas em oito vitrines tecnológicas de produção de hortaliças a campo, instaladas em parceria com a Epagri e com empresas do ramo da olericultura. 

O evento terá visitas guiadas em oito vitrines tecnológicas de produção de hortaliças a campo, além de 25 estandes de empresas do setor agrícola (Fotos: Divulgação / Epagri)

Segundo o extensionista rural da Epagri no município, Jerônimo Veppo, o evento tem como objetivo levar informações técnicas inovadoras para o cultivo de hortaliças, como diferentes sistemas de produção, adubação, variedadesirrigação, máquinas e implementos, infraestrutura produtiva, controle de pragas e doenças e sistemas de geração de energia sustentáveis.

A Epagri estará representada com uma vitrine tecnológica, onde serão demonstrados o sistema de produção de hortaliças em plantio direto (SPDH) e as tecnologias desenvolvidas pela pesquisa da Estação Experimental de Itajaí para o cultivo de hortaliças. 

A Epagri vai apresentar tecnologias para o Sistema Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) 

O dia de campo é gratuito, aberto a todos os interessados e não precisa de inscrição prévia. O público participante terá livre acesso para visitar outros 25 estandes de empresas do setor agrícola que estarão presentes no entorno das áreas de campo.  O evento tem o apoio da prefeitura do município, Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Antônio Carlos e Casan.

Soluções inovadoras com sustentabilidade

O município de Antônio Carlos ostenta o título de Capital Catarinense das Hortaliças, com produção média anual de 150 mil toneladas, com destaque para folhosas e temperos como a salsa e a cebolinha, além de cenoura, chuchu e batata-doce. Com uma agricultura tipicamente familiar, a atividade de oleicultura no município tem a característica de ocupação em pequenas áreas, porém com uso intensivo do solo. 

Jerônimo revela que, devido à procura por alimentos, estimulada pela localização geográfica do município, próximo a grandes centros consumidores no litoral catarinense, os agricultores de Antônio Carlos buscam por alta produtividade nas lavouras. “Aliado a isso, também enfrentamos adversidades climáticas cada vez mais acentuadas, o que aumenta a incerteza da colheita em quantidade e qualidade exigidas pelo consumidor”, diz ele.

Antônio Carlos ostenta título de Capital Catarinense das Hortaliças, com produção média anual de 150 mil toneladas

O extensionista completa: “Esse cenário implica em uma busca pelo melhoramento genético de variedades mais adaptadas e sistemas produtivos mais sustentáveis, conferindo aos produtores maior segurança de colheita e redução dos custos de produção. Por isso esse dia de campo é muito importante, porque traz diferentes soluções inovadoras aos agricultores, para que todos produzam mais e melhor”, argumenta o Jerônimo.

Serviço:
O que: Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças
Quando: dias 15 e 16 de maio, das 8h às 17h30min
Onde: propriedade de Aloísio Guesser – rua Nilto Olegário Shimitz, 2450 – Guiomar, Antônio Carlos, SC

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img