23.9 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

"Dia Internacional da Animação" em Florianópolis

spot_img

"Dia Internacional da Animação" em Florianópolis

spot_imgspot_img

MAIOR EVENTO SIMULTÂNEO DE ANIMAÇÃO DO MUNDO, O “DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO”, ACONTECE NESTA QUARTA, 28/10.

Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece em mais de 400 cidades do Brasil e em 30 países.

Pelo sexto ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. O “Dia Internacional da Animação” também acontece em 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Em 2009 foram inscritos 126 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados nove para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos países membros da Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA). Durante uma hora, serão apresentados curtas estrangeiros, como “História Trágica com um final feliz” (português), “Global Warming” (australiano) e “Selva” (russo). Logo após, também durante uma hora, é a vez dos curtas nacionais, como os premiados “Dossiê Rê Bordosa”, de César Cabral, e “O Jumento Santo e a cidade que acabou antes de começar”, de William Paiva e Leo D.

“Os brasileiros cresceram vendo desenhos internacionais na televisão e no cinema. Atualmente, com o crescimento da animação nacional, houve uma mudança nesse cenário, crianças e adultos estão podendo assistir desenhos produzidos no seu país, com características e temas que refletem a cultura brasileira e seu cotidiano. Neste ano o objetivo da organização do DIA é superar a meta de 500 cidades brasileiras, proporcionando ao maior número possível de espectadores o contato com o cinema de animação realizado no Brasil e no mundo”, revela Luciana Druzina, diretora de eventos da ABCA e organizadora do Dia Internacional da Animação. Este ano, como no ano passado a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países.

Durante a semana que antecede o evento acontecerão debates, oficinas, palestras, e mostras infantis e de deficientes auditivos e visuais em diversas cidades do país. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br .

Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

A organização nacional do evento contará novamente com o apoio, na divulgação, da Globo Filmes, TV Rá-Tim-Bum, TV Brasil, TV Cultura, Canal Futura, Espaço Z, Rain, Movie Mobz, Sesc TV, MTV, HSBC Belas Artes e Cine Brasil TV, Cinemateca Brasileira, com o apoio do CTAV – Centro Técnico do Audiovisual , do Conselho Nacional de Cineclubes e do Fórum dos Festivais.

O DIA tem patrocínio do Fundo Nacional de Cultura, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural. No Estado de São Paulo, o DIA tem o apoio do ProAC 08 – Concurso de Apoio a Projetos de Festivais de Arte do Estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Além da parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração do DIA em diversos países no mundo.


Florianópolis – 28/10/2009

MOSTRA OFICIAL

Curtas Brasileiros e Estrangeiros (recomendada para maiores de 16 anos)

Entrada Franca

Local: Sol da Terra – Espaço Cultural – Endereço: Afonso Delambert Neto, n° 885 – Lagoa da Conceição

Horário: 19h30min

Local: Museu Cruz e Souza – Endereço: Rua Trajano – Centro

Horário: 19h30min

Local: Auditório da Reitoria da UFSC – Endereço: UFSC – Trindade

Horário: 19h30min

Coordenação Local: Renato Magalhães

Telefone: (48) 3024-4630 ou (48) 9992-6581

E-mail: renatotatu@yahoo.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

MOSTRAS PARALELAS

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som (Especial para Associação Surdo Mudo)

Endereço: Gonvernador Irineu Bornhausen, S/N° – Agrônomica

Horário: 19h30min

Local: Associação Catarinense de Integração do Cego – ACIC

Endereço: Travessa Virgílio Várzea, n° 1.300 – Saco Grande

Horário: 19h30min

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img