fique por dentro de floripa

- Esportes - Dia Internacional da Mulher tem corrida de rua exclusiva para elas em Florianópolis

09.03.2020

Dia Internacional da Mulher tem corrida de rua exclusiva para elas em Florianópolis

09.03.2020
Dia Internacional da Mulher tem corrida de rua exclusiva para elas em Florianópolis
Foto: Foto de Rodrigo Dacol

Evento realizado na manhã deste domingo (8), reuniu mais de 1,2 mil pessoas na Capital

A comemoração do Dia Internacional da Mulher em Florianópolis foi um pouco diferente dos últimos anos - pelo menos para as mais de 1.200 mulheres que participaram da Corrida Mulheres na Pista, evento exclusivo para elas realizado na manhã deste domingo, 8 de março, na Avenida Beira-mar Continental, no Estreito.

A prova, que teve largada às 8 horas, com um dia lindo de sol, coloriu de rosa a principal avenida do Estreito. Com percursos de 8k e 4k de corrida, 4k de kangoo, 3k de caminhada e corrida kids para os pequenos de quatro e 13 anos - eles percorreram entre 50 metros e 300 metros, conforme a idade, o evento caiu no gosto das mulheres e reuniu ainda espectadores especiais: maridos, filhos, amigos e avós para acompanhar centenas de estreias em provas de rua.

“Durante a entrega de kits, percebemos que cerca de 40% das inscritas ainda não havia participado de uma corrida de rua. Ficamos muito felizes por elas terem depositado toda a expectativa de primeira corrida no nosso evento. E temos certeza de que conseguimos entregar uma ótima corrida a todos. A experiência foi muito boa tanto para eles quanto para nós”, considera Carolina Spricigo, uma das jornalistas idealizadora do blog Mulheres na Pista e da corrida.

Estreante no mundo das corridas de rua, Juliana Rocha saiu do Norte da Ilha ainda de madrugada para chegar a tempo da largada. Ela tremia. Largou, correu, chegou, e depois de receber a medalha abraçou a organizadora do evento agradecendo. “Foi inexplicável. Uma experiência incrível. No próximo ano estarei novamente no evento”, ressalta. Assim como ela, as irmãs Juliane Zonta e Grazi Koff escolheram a Corrida Mulheres na Pista para ser o primeiro evento delas. “Tudo lindo. A camiseta, a prova, a corrida, a medalha. Que evento. Certeza de que esta foi só a primeira”, dizem.

A prova também marcou a estreia de Alexandra Zunino, presidente do Laboratório Santa Luzia, patrocinador master do evento, nas corridas. “Participar da prova ativamente me proporcionou sentir a emoção que quem ama corrida sente. Mais do mais uma prova de corrida, a Corrida Mulheres na Pista é sinônimo de tudo aquilo que o Dia Internacional da Mulher expressa: força, superação e emoção.”

Campeãs do evento

A Corrida Mulheres na Pista teve premiação para as cinco primeiras colocadas geral nos 4k e nos 8k de corrida, e nos 4k de kangoo. Também premiou as atletas nas categoria por idade nos 8k. A campeã geral dos 4k foi Thayana Silva Dias, com o tempo de 00:16:37. Ela venceu com folga a segunda colocada, Ariane Andreola (00:17:45). O pódio foi completado com as atletas Maria Augusta Senna (00:18:22), por Andreia Pelegrini (00:18:46) e por Viviane Souza Oliveira da Fonseca (00:19:11).

Nos 8k, as cinco primeiras colocações ficaram com Marjorie Barcelos (00:31:35), seguida por Luana Bernardi Fornari Rheinheimer (00:35:52), por Chay Morais (00:35:57), Adriana Alzira Dias (00:36:27) e Elaine Borges (00:36:41). Todas as atletas que concluíram a prova receberam medalha de participação. Todos os resultados podem ser conferidos no www.km.esp.br.   

A Corrida Mulheres na Pista, uma extensão do blog Mulheres na Pista, criado em 2011 pelas jornalistas Carolina Spricigo e Fernanda Gabriella Lüttke com o objetivo de difundir e incentivar a prática de corrida de rua, terá percursos de 4k e 8k de corrida, 4k de kangoo, além de 3k de caminhada e corrida kids para meninas com idade entre quatro anos e 13 anos - elas percorrerão distâncias que variam entre 50 metros e 300 metros, conforme a idade.

Primeira edição em Florianópolis 

Esta é a primeira vez que a Corrida Mulheres na Pista ocorre em Florianópolis. O evento nasceu em Joinville e sua primeira edição, em junho de 2019, contou com 1.200 mulheres inscritas. Para as jornalistas Carolina Spricigo e Fernanda Lüttke, o evento foi a realização de um sonho. “Desde a criação do blog pensávamos em ter um evento só para elas, para mostrar que as mulheres podem e devem se dedicar à saúde, ao bem-estar e à prática de atividades físicas. Em Joinville as mulheres amaram a prova e pediram mais, tanto que faremos a segunda edição em junho. Então achamos que estava da hora de fazer um grande evento aqui em Floripa e foi incrível”, ressaltam.

A prova é uma realização do blog Mulheres na Pista, tem o patrocínio master do Laboratório Santa Luzia, do Lâmina Medicina Diagnóstica, da Max Love e organização da Number Esportes.  

Prova amiga do meio ambiente

A Corrida Mulheres na Pista, em parceria com a Ecoprotech Engenharia Ambiental e Segurança do Trabalho, empresa que atua em Santa Catarina na área de consultoria ambiental, reciclou os copos descartáveis e destinou adequadamente todo o lixo produzido durante o evento. A intenção foi, além de promover o empoderamento e a diversão das mulheres, conscientizar sobre a necessidade de proteção do meio ambiente.

A Ecoprotech foi fundada em 2017 e desde então trabalha assessorando empresas para que todas as formas de controle estejam ativas e nenhum impacto seja causado no ambiente em decorrência das atividades dos empreendimentos. “Estamos muito felizes por sermos um dos primeiros eventos do Brasil a reciclar os copos descartáveis. A Terra é a nossa casa e nada melhor do que um evento como o nosso para incentivar os cuidados”, ressaltam as jornalistas Carolina e Fernanda.

Na manhã da prova, a Ecoprotech disponibilizou além de lixeiras adequadas para a separação dos lixos descartáveis e orgânicos, orientação às corredoras e ao público que foi assistir à corrida. “Percebemos a dificuldade na disseminação de informações e muitas vezes a falta de condições adequadas para a proteção ambiental. Por isso a parceria com as corridas Mulheres na Pista Floripa e Joinville é importante, porque vai elevar as participantes a um novo padrão de comportamento, trazendo benefícios diretos ao meio ambiente”, ressalta Daniela Fachini, engenheira ambiental fundadora da empresa.

2ª edição em Joinville com inscrições abertas

Agendada para 28 de junho, a segunda edição da Corrida Mulheres na Pista está com inscrições abertas. Até dia 10 de abril, os atletas podem garantir a presença no evento pagando R$ 42,90 o kit sem camiseta e R$ 53,90 o kit com camiseta. As inscrições podem ser feitas no www.mulheresnapista.com.br e no www.number.esp.br. Pelo segundo ano, a Corrida Mulheres na Pista Joinville tem patrocínio master do Laboratório Ghanem Mulher e da Max Love.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Covid-19: Clubes catarinenses fazem 605 testes e apenas nove dão positivo

29.05.2020

Covid-19: Clubes catarinenses fazem 605 testes e apenas nove dão positivo

Governo e Futebol Catarinense: mais um passo importante foi dado

28.05.2020

Governo e Futebol Catarinense: mais um passo importante foi dado

Triatleta realiza ação para ajudar crianças e jovens em Florianópolis

27.05.2020

Triatleta realiza ação para ajudar crianças e jovens em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.