fique por dentro de floripa

- Saúde - Dia Mundial da Saúde traz mensagem sobre importância de cuidar do coletivo

07.04.2021

Dia Mundial da Saúde traz mensagem sobre importância de cuidar do coletivo

07.04.2021
Dia Mundial da Saúde traz mensagem sobre importância de cuidar do coletivo
Foto: Divulgação

Em tempos de pandemia, organizações sociais reforçam necessidade de manter cuidados para proteger a si e aos outros

O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, criado com o principal objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Neste ano, esta data ganha um destaque ainda maior, considerando o contexto da pandemia. Afinal, cuidar da própria saúde é uma forma de cuidar da saúde de todos.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Francine Lima Gelbcke, lembra, recorrendo a referências técnicas, que o termo saúde, quando se busca sua origem, está relacionado à qualidade dos seres em sua inteireza, totalidade, bem como solidez, firmeza e força. Também em sua origem grega ou romana, o estado de saúde tem relação com atividades do dia a dia, como comer, vestir, beber, com hábitos morais, políticos e religiosos, abrangendo todas as esferas da existência humana. E, na concepção ocidental moderna, tem uma forte relação com o combate às doenças. Para a Organização Mundial de Saúde, foi designada como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

“Em tempos de pandemia, como estamos vivenciando e que o mundo já vivenciou com pestes e epidemias, associado hoje à velocidade da informação, encontrar o ‘estado completo de bem-estar físico, mental e social’ torna-se um desafio”, disse a dirigente do hospital.

“Atualmente todos temos um compromisso grande para manter a saúde. As organizações sociais (OMS, OPAS, secretarias de saúde) têm apontado a necessidade de se manter alguns cuidados que precisam ser reforçados, para a preservação da saúde de todos, como o uso de máscaras, o distanciamento social, a higiene das mãos. Mas principalmente, caso tenha alguma sintomatologia, a população deve redobrar estes cuidados, não expondo os outros ao contágio”, afirmou.

Francine Gelbcke lembra que neste ano, além dos cuidados já mencionados, é preciso reforçar a importância da solidariedade e do respeito ao próximo. “Devemos aproveitar este cenário para que possamos olhar o mundo de forma diferente, de forma mais solidária, mais humana, buscando nos pequenos detalhes aspectos positivos, que possam nos impulsionar – a natureza, os amigos e familiares, mesmo que distantes”, ressaltou.

Ela lembra que, além da mensagem sobre os cuidados e sobre a solidariedade, neste ano é fundamental citar o papel dos profissionais de saúde. “Temos muito a agradecer neste dia Mundial da Saúde aos profissionais de saúde, pelo empenho e compromisso com a vida, os profissionais que estão na linha de frente, nas emergências, unidades de terapia intensiva, unidades de internação, na atenção básica, em todos os serviços de saúde. Mas também agradecer a todos os que estão nos bastidores, garantindo os equipamentos de proteção individual, os medicamentos, as condições de trabalho: o pessoal da higienização, da vigilância, da nutrição, da área administrativa. É com o trabalho coletivo que garantimos o atendimento à população”, concluiu.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Atividade física pode reduzir efeitos da Covid-19

09.04.2021

Atividade física pode reduzir efeitos da Covid-19

Projeto oferece reabilitação cardiopulmonar gratuita para pacientes pós-covid

09.04.2021

Projeto oferece reabilitação cardiopulmonar gratuita para pacientes pós-covid

LIDE SC apresenta parceria com Luiza Trajano e Movimento Unidos pela Vacina

09.04.2021

LIDE SC apresenta parceria com Luiza Trajano e Movimento Unidos pela Vacina

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.