20.4 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Dia Mundial da Saúde traz mensagem sobre importância de cuidar do coletivo

spot_img

Dia Mundial da Saúde traz mensagem sobre importância de cuidar do coletivo

spot_imgspot_img

Em tempos de pandemia, organizações sociais reforçam necessidade de manter cuidados para proteger a si e aos outros

O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde, criado com o principal objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Neste ano, esta data ganha um destaque ainda maior, considerando o contexto da pandemia. Afinal, cuidar da própria saúde é uma forma de cuidar da saúde de todos.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh), Francine Lima Gelbcke, lembra, recorrendo a referências técnicas, que o termo saúde, quando se busca sua origem, está relacionado à qualidade dos seres em sua inteireza, totalidade, bem como solidez, firmeza e força. Também em sua origem grega ou romana, o estado de saúde tem relação com atividades do dia a dia, como comer, vestir, beber, com hábitos morais, políticos e religiosos, abrangendo todas as esferas da existência humana. E, na concepção ocidental moderna, tem uma forte relação com o combate às doenças. Para a Organização Mundial de Saúde, foi designada como o “estado de completo bem-estar físico, mental e social”.

“Em tempos de pandemia, como estamos vivenciando e que o mundo já vivenciou com pestes e epidemias, associado hoje à velocidade da informação, encontrar o ‘estado completo de bem-estar físico, mental e social’ torna-se um desafio”, disse a dirigente do hospital.

“Atualmente todos temos um compromisso grande para manter a saúde. As organizações sociais (OMS, OPAS, secretarias de saúde) têm apontado a necessidade de se manter alguns cuidados que precisam ser reforçados, para a preservação da saúde de todos, como o uso de máscaras, o distanciamento social, a higiene das mãos. Mas principalmente, caso tenha alguma sintomatologia, a população deve redobrar estes cuidados, não expondo os outros ao contágio”, afirmou.

Francine Gelbcke lembra que neste ano, além dos cuidados já mencionados, é preciso reforçar a importância da solidariedade e do respeito ao próximo. “Devemos aproveitar este cenário para que possamos olhar o mundo de forma diferente, de forma mais solidária, mais humana, buscando nos pequenos detalhes aspectos positivos, que possam nos impulsionar – a natureza, os amigos e familiares, mesmo que distantes”, ressaltou.

Ela lembra que, além da mensagem sobre os cuidados e sobre a solidariedade, neste ano é fundamental citar o papel dos profissionais de saúde. “Temos muito a agradecer neste dia Mundial da Saúde aos profissionais de saúde, pelo empenho e compromisso com a vida, os profissionais que estão na linha de frente, nas emergências, unidades de terapia intensiva, unidades de internação, na atenção básica, em todos os serviços de saúde. Mas também agradecer a todos os que estão nos bastidores, garantindo os equipamentos de proteção individual, os medicamentos, as condições de trabalho: o pessoal da higienização, da vigilância, da nutrição, da área administrativa. É com o trabalho coletivo que garantimos o atendimento à população”, concluiu.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img